Na apresentação da Duster Oroch à imprensa, executivos da Renault deixavam claro que boa parte dos consumidores do modelo viria das picapes pequenas com cabine dupla. E destacaram que a maioria dos donos de Volkswagen Saveiro Cross e Fiat Strada Adventure roda com a caçamba vazia.

Nessa situação, com no máximo quatro ocupantes, a Oroch 1.6 16V entrega uma disposição próxima à de seus rivais “baixinhos” que, além de serem mais leves, são mais potentes. Aqui o motor herdado do Duster gera até 115 cv, contra 120 cv da Volkswagen e 132 cv da Fiat.

Renault Duster Oroch Dynamique 1.6

Isso explica os 14s1 que a Oroch leva para acelerar de 0 a 100 km/h – a versão 2.0 com 148 cv é 3s9 mais rápida na mesma prova. A contrapartida, porém, ocorre na tabela de preços.

A Oroch 1.6 Expression de entrada parte de R$ 62.290 e tem direção hidráulica, ar-condicionado, sistema de som, vidros e travas elétricas. A Dynamique das fotos custa R$ 66.790 e soma controlador e limitador de velocidade, retrovisores elétricos, faróis de neblina e navegador aos seus principais equipamentos – pelo mesmo pacote a versão 2.0 cobra R$ 70.790.

Caçamba tem capacidade para 686 litros

A versão 1.6 também é mais barata de manter: em nossas medições, seu consumo médio foi de 8,5 km/l, ante os 7,8 km/l da variante topo de linha. Tudo isso oferecendo os mesmos 650 kg de capacidade na caçamba de 683 litros. 
Mas, com carga máxima, a Oroch 1.6 fica mais lenta, requerendo mais atenção nas retomadas, como nas ultrapassagens, sendo necessário usar mais o câmbio.

Para quem necessita de espaço para volumes maiores, mas não tão pesados, essa versão é uma alternativa atraente para quem abre mão de desempenho em troca de um consumo razoá­vel. Nessa situação, é possível acionar o modo Eco, que altera o mapeamento do acelerador, deixando a Oroch menos ágil e mais econômica. Sem ele, ela acompanha com facilidade o trânsito urbano, favorecida também pela quarta e quinta marchas mais curtas do que no Duster.

DADOS DE FÁBRICA Renault Duster Oroch Dynamique 1.6
Velocidade máxima (km/h): 164
Motor/Válvulas: Diant., trans., L4/16V
Cilindradas (cm³): 1.598
Potência (cv): 110 (G) / 115 (E) a 5.750 rpm
Torque (kgfm): 15,1 (G) / 15,9 (E) a 3.750 rpm
Câmbio: Manual, 5 marchas
Suspensão (d/t): McPherson/Multibraço
Peso vazio/cap. máx. carga (kg): 1.292/650
Diâmetro de giro (m): 10,7
Caçamba (litros): 683
Tanque de combustível (litros): 50
Pneus: Michelin LTX 215/65 R16
Dimensões (C/L/A) (mm): 4.693/1.821/1.695
Entre-eixos (mm): 2.829

A suspensão agrada no uso diário e os pneus entregam boa aderência em curvas. A estabilidade, aliás, é um dos pontos altos da picape derivada do Duster. O espaço traseiro não é tão bom quanto o do SUV, mas é superior ao das picapes compactas. O acabamento razoável e o isolamento acústico eficiente é similar ao dos concorrentes menores, com a vantagem da Duster Oroch ser maior e mais confortável para seus ocupantes. 

NOSSAS MEDIÇÕES Renault Duster Oroch Dynamique 1.6
Aceleração:
0-60 km/h: 5s7
0-80 km/h: 9s2
0-100 km/h: 14s1
0-120 km/h: 20s5
Retomadas:
40-100 km/h em 3ª: 13s6
60-120 km/h em 4ª: 21s1
80-120 km/h em 4ª: 15s7
Frenagens:
60-0 km/h: 14,3 m
80-0 km/h: 25,7 m
100-0 km/h: 41,2 m
120-0 km/h: 58,3 m
Consumo (a etanol):  
Cidade: 7,3 km/l
Estrada: 10,1 km/l
PECO: 8,5 km/l

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This