Lifan X80 tem atributos como a possibilidade de levar até sete passageiros e o pacote de série. Mas vale o que custa?

As opções de SUVs de sete lugares cativam as grandes famílias pela versatilidade. E a Lifan passou a comercializar o X80 na versão VIP de R$ 129.777. Ele mira no custo-benefício para atrair o público de Volkswagen Tiguan Allspace, Hyundai Santa Fe, Chevrolet Trailblazer, Peugeot 5008, Mitsubishi Outlander, Toyota SW4, Kia Sorento e, indiretamente, de Chevrolet Equinox, Hyundai Tucson e Jeep Compass – embora os três últimos levem apenas cinco passageiros.

Caso você possua alguma cisma com carros chineses, seria legal rever seus conceitos. Afinal, eles se aperfeiçoaram. O JAC T40 e o X80 são dois bons exemplos. “A Lifan não produzirá mais modelos baratos, pois queremos elevar a imagem e mudar a direção da empresa”, diz Johnny Fang, diretor presidente da Lifan no Brasil. Produzido no Uruguai, o mercado brasileiro é o primeiro a vender o X80 fora da China.

Bem recheado de série, entre os itens estão luzes de circulação diurna (DRL), retrovisores com rebatimento elétrico/aquecimento, sensores de estacionamento dianteiro/traseiro e rodas de 19” com pneus 245/55 (e estepe na mesma medida). É notório o salto de qualidade nos acabamentos e encaixes das peças comparado aos antigos carros da Lifan, como os modelos 320, 620 e 530. A cabine exibe materiais sensíveis ao toque e detalhes imitando madeira no painel, no console central e na alavanca de câmbio. Os destaques estão no quadro de instrumentos totalmente digital, na central multimídia de 8”, no freio de estacionamento elétrico e nos bancos dianteiros ajustáveis eletricamente em 10 posições para o motorista e em quatro para o carona. A posição de dirigir e a densidade das espumas agradam.

Quem viaja atrás encontra saída de ar-condicionado exclusiva e assoalho plano. O bom espaço para pernas e cabeça aparecem graças aos 2.790 mm de entre-eixos e 1.760 mm de altura. O Peugeot 5008 tem 2.840 mm e 1.640 mm, respectivamente. A segunda fileira do X80 possui Isofix para fixação de bancos infantis. Já o acesso à terceira fi leira é simples e lá atrás dois adultos se acomodam com relativa dose de conforto; há ainda porta-copos e tomada de 12V. Nessa configuração, o porta-malas acomoda até 200 litros e, com o rebatimento da última fileira de bancos, passa a 900 litros (até o teto).

Surpreende? Vale o que custa?

O motor do X80 é um 2.0 turbo a gasolina associado ao câmbio automático de seis marchas. A tropicalização envolveu uma nova calibração do sistema de injeção diminuindo a potência de 190 para 184 cv. Já o torque de 28,6 kgfm está disponível de 1.600 a 3.600 rpm – o do Tiguan 1.4 TSI produz 150 cv e 25,5 kgfm, só para citar. O câmbio é automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais pela alavanca. Com 1.885 kg, tem relação peso-potência de 10,24 kg/cv. Esse conjunto proporciona desenvoltura em acelerações e retomadas. Não é um foguete, mas entrega um desempenho condizente com a sua proposta. Embora mais caro, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI (R$ 179.990) também traz um 2.0 turbo, mas de 220 cv e 35,7 kgfm.

As marchas são passadas brevemente e a caixa de câmbio não bobeia nas mudanças ou reduções. Já as suspensões também passaram por tropicalização para aguentar as  condições do nosso asfalto. O acerto macio é focado no conforto, entretanto, nas curvas é possível sentir a inclinação da carroceria. Nada que assuste ou desabone o X80. A direção elétrica tem comportamento ligeiramente anestesiado, enquanto o isolamento acústico deixa o barulho do motor e da rolagem dos pneus invadir a cabine. Os freios são a discos nas quatro rodas e o pedal tem acionamento progressivo.

Como já dissemos, os grandes atrativos do X80 estão na possibilidade de levar até sete passageiros e no pacote de série. O preço de R$ 129.777 é convidativo, porém, esbarra em determinados quesitos. Embora não leve sete passageiros, o Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI sai por R$ 124.990. É uma decisão pessoal: o que vale mais neste caso? Levar cinco ou sete ocupantes? Você decide!

 

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