Fiat Cronos 1.3 Flex GSR com o câmbio automatizado consome menos combustível que o de câmbio manual
Lançado em fevereiro, o Fiat Cronos está no mercado nacional para disputar o segmento dos sedãs compactos premium. Para um veículo deste porte as medidas são compatíveis. Tem comprimento de 4.364 mm e na distância entre-eixos mede 2.521 mm. Estas dimensões proporcionam bom espaço interno aos ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros, também entrega 525 litros de capacidade volumétrica no porta-malas.
A fabricante oferece o sedã com preço inicial de R$ 62.490 na versão Drive 1.3 Flex GSR. Nesta configuração tem o motor Firefly de 1.332 cm³, com etanol sua potência é de 109 cv a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm. O câmbio é automatizado de cinco marchas, o que vale uma explicação: câmbio automatizado é um câmbio construído para ter as trocas manuais. O pedal da embreagem é substituído por uma embreagem automática. Uma central eletrônica “conversa” com o motor e identifica o momento de fazer a troca conforme o motorista usa o acelerador. Até para dar uma impressão de veículo futurista, a Fiat retirou a alavanca de mudanças e deixou só os botões de comando.
Este sistema exige que o motorista se adapte, mude a maneira de dirigir. É necessário sentir o carro. Ao utilizar o modo automático é preciso prestar atenção e tirar o pé do acelerador ao sentir que ele vai realizar a troca, isso evita hesitações. Ao enfrentar uma subida, o ideal é utilizar a troca manual, pois se ela for muito íngreme, vai exigir mais força no acelerador e o sistema entende que precisa mudar a marcha para cima.
Câmbio automatizado como o GSR é indicado para quem utiliza o carro na maior parte do tempo em rodovia, onde a velocidade é constante e as trocas de marchas não. Até no que diz respeito a consumo ele é mais eficiente. Os testes feitos pela Carro mostram que, abastecido com etanol, ele consome 11,6 km/l na estrada, enquanto que na cidade chega a 8,9 km/l, o que confere a média PECO (cidade/rodovia) de 10,1 km/l.
O mesmo carro com o câmbio manual consome 8,5 km/l (ciclo urbano)/11,0 km/l (ciclo rodoviário) e 9,6 km/l (média PECO), respectivamente. A diferença de consumo entre um e outro é pequena, mas somada ao longo de um ano, vai render uns bons reais. Com um conjunto de suspensão bem ajustado, direção macia, ambiente interno agradável é uma boa opção de veículo, principalmente para quem tem necessidade de um estradeiro para trabalhar.
Neste final de semana, consegui uma ótima média de 16,1km/l no Etanol. Trecho de 97km de Bandeirantes/Anhanguera numa velocidade média de 90km/h. A 120km/h esse consumo vai para 12,4km/l no Etanol. Em breve, vou testar na gasolina.
Comprei um FIAT CRONOS em agosto de 2018, 11.000 km rodados, minha opinião sincera, é um carro excelente, o câmbio automatizado é ótimo, carro lindo, potente e econômico, só utilizei o botão esporte umas três vezes porque não precisei mais, nunca abasteci com gasolina só Álcool, faz em média 14km na estrada e 9 na cidade, quando for trocar pretendo pegar um CRONOS automático.
Comprei um, fiz o pedido dia 28/12/2018. Diante desses comentários fico mais convicto de ter acertado na compra. Única reclamação até agora é a demora na entrega, hoje dia 08/03/2019 ainda não chegou.
Rodei 50.000 Km com PUNTO 2016 AUTOMATIZADO. Sem nenhum problema. Troquei por putro automatizado CRONOS. os DUAL
OGICOS MAIS ANTIGOS TINHAM PROBLEMAS. iSTO HA QUASE 10 ANOS ATRAS. EVOLUIU.
Tres viagens em 2019 de 300 km cada deram a média em cada uma, usando gasolina : 18,1 Km/l após, segunda viagem mesmo trajeto 19,1 /l e terceira viagem mesmo trajeto 20,2 Km/l. Todas com AC ligado e acompanhantes e bagagem. Muito satisfeito. Carro esta com 2200Km. Melhor carro que ja tive. Equipado com muita tecnologia.
Meu carro anterior um PUNTO 2016 automatizado. Sem queixa de cambio Perfeito. Por isto repeti.
Tenho um e estou super satisfeito.O câmbio GSR não é câmbio automático, é apenas um robô que faz as trocas de marchas para o motorista, portanto, o motorista deve dirigir como se fosse um carro manual sem precisar trocar marchas .Ótimo carro, confortável, bom desempenho, econômico, com ótimos recursos e com um design que considero muito bonito. Não tenho queixas. Pode ser que alguém tenha tido uma experiência negativa com algum carro da Fiat e por isso não esteja tão receptivo a esse novo carro.
carro muito bom mesmo bastante economico ele nao
Tenho um e estou super satisfeito. Câmbio muito bom, faz trocas suaves, além de ser super confortável. O motor 1.3 atende perfeitamente.
O câmbio GSR não é câmbio automático, é apenas um robô que faz as trocas de marchas para o motorista, portanto, o motorista deve dirigir como se fosse um carro manual sem precisar trocar marchas . Cabe dizer que a evolução do Dualogic inicial para o GSR é surpreendente.
Sobre valor de revenda, eu pensei muito antes da compra também… mas levei em consideração que em qualquer carro, perdemos dinheiro na revenda.
Comprei o Cronos logo no lançamento. Ótimo carro, confortável, bom desempenho, econômico, com ótimos recursos e com um design que considero muito bonito. Não tenho queixas. Pode ser que alguém tenha tido uma experiência negativa com algum carro da Fiat e por isso não esteja tão receptivo a esse novo carro. Talvez seja interessante conhecer melhor o carro para emitir uma opinião mais segura e sem preconceitos, o que acredito que ocorrerá porque sem dúvida nenhuma é um ótimo carro. Tive carros de outras montadoras, mas sempre analisei o veículo em si. Tive um Grand Siena anteriormente e também vi uma série de críticas à época, porém hoje percebe-se que é um carro bom de vendas. Acredito que o Cronos venha a ter o mesmo destino.
O carro é muito bonito,é tem um visual futurista bem forte!gostaria muito que lançassem uma versão espotiva!
Vai ter ele elétrico,? Em 2019?
Já saiu a nota do crash test?
Carros da Fiat nem pensar .a Fiat não cumpre com suas muito breve farei um vídeo a respeito me aguardem.
É pena,mas não disponho de renda para comprar um,pois sempre achei esse carro interessante…
Carro nada econômico, meu Grand siena essence chega a fazer 12 no meio urbano e de 14 a 16 constante na rodovia.
O certo seria dizer :
Um pouco menos beberrão
E
… agora mais fraco ainda !!
O manual e mais gostoso
Ja passei perrengue de cambio automatizado no meu Linea. Nunca eu compraria outro com cambio assim. Vai afundar nas vendas.igual foi o Linea. Pessima idea. Bota automatico.
Etanol na estrada
14.8 por litro
Gasolina na estrada
18.7 por litro
Ótimo carro, mas o problema é o preço que meio caro -pelo os hites que falta nele.
Comprei um cronos logo que saiu. Troquei meu c4 lounge por um fiat. C4 valor 109 mil cronos 68 mil os dois top de linha. O crono muito mais econômico. Com mais acessórios muito mais economico. O câmbio para mim é perfeito. Tenho 60 anos e dirijo de forma civilizado, na estrada com 3 pessoas e ar ligado fez 12.1 km com litro de alcool. A central multi mídia responde mais rapido e com mais recurso que o longe. Cronos não é de luxo. Mas poderia ser. Parabens fiat pelo carro
Gosto do Cronos mas quero saber o preço dele e do Argo.
A Fiat deveria seguir o exemplo da Chevrolet com o Onix e colocar um câmbio automático de verdade nós modelos Argo e Cronos, em toda sua gama, abandonando esse negócio de automatizado monoembreático, fosse pelo menos de dupla embreagem…
Tenho um e estou super satisfeito. Câmbio muito bom, faz trocas suaves, além de ser super confortável. Quem anda falando mal do câmbio GSR é pq nunca teve um. Me surpreendeu muito esse carro e câmbio. O meu faz bem mais que esses números do teste.
Este carro e muito bonito
Me diz que vantagem tem um carro automático indicado só para rodovia e na cidade usar câmbio manual. 62 pra um elefante branco desse só maluco.
Tiraram o câmbio e deixaram o buraco numa completa falta interesse em fazer um console mais funcional.
Compramos o Cronos estamos muito satisfeito com carro,um carro imponente e confortável, tem potência 👏👏👏
Para mim é o mais bonito com design moderno. Gosto do motor 1.3 da Fiat.
Amei .. lindo .. ai se eu pudesse.. ter um renovo na vida .
Se o consumo for esse mesmo está ótimo,tenho um prisma LTZ o mas completo da categoria, muito bom, porém já avaliei o Fiat crono e o custo benefício é bem melhor, é o que diz sua fixa técnico, no futuro provavelmente irei pegar um Fiat Crono!
Adorei esse carro, mas infelizmente muitas pessoas dizem que é difícil para se revender. Eu nunca tive carro automatizado, também sei que não se compra carro zero km para vender rapidamente. Como eu tenho isenção para PCD esse carro achei o máximo, principalmente pelo espaço para levar a cadeira de rodas. Mas, como falei, um dia terei que vender, aí Mota a minha dúvida. Alguém pode me ajudar destrinchando essa dúvida?