Você conheceu aqui no CARRO ONLINE as novidades que a Toyota implementou na linha 2017 da família compacta do Etios. Na ocasião, os destaques foram o lançamento do câmbio automático de quatro marchas do sedã e o quadro de instrumentos digital. Desta vez, trazemos o teste da versão hatch 1.5 do modelo, dotada do novo câmbio manual de seis marchas.

O motor 1.5 passou por mudanças importantes que geraram ganhos em desempenho e eficiência. Os dois comandos de válvulas contam agora com variador de fase na admissão e no escapamento (mantido o acionamento por corrente), a atuação de válvulas é por alavanca roletada com compensação hidráulica de folga e a taxa de compressão subiu de 12,1: para 13:1.

Visualmente, o Etios continua dividindo opiniões quanto ao seu design

Com esses aprimoramentos, a potência do motor passou de 96 cv para 107 cv a 5.600 rpm, e o torque, de 13,9 mkgf para 14,7 mkgf. Na prática, isso significa que o Etios Hatch está 1s14 mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h ou 2s43, partindo da imobilidade aos 120 km/h.

Além do benefício em desempenho, a adoção da nova caixa manual de seis marchas fez com que o Etios, que já oferecia uma dirigibilidade agradável, se tornasse ainda melhor no trânsito. A adoção da sexta marcha ao câmbio, aliada ao torque disponível em rotações mais baixas (apesar do pico a 4.000 rpm), proporciona menor rotação do motor em velocidades de cruzeiro, sem abrir mão da agilidade para arrancadas. Trânsito pesado, saídas de semáforo e aclives são as situações mais sensíveis aos benefícios do câmbio.

Câmbio preciso e macio é destaque da linha 2017 do Etios

O manuseio também merece destaque. Os engates são precisos, rápidos e suaves, colocando o Etios num patamar superior de qualidade frente aos seus rivais. Para não ficar só nos elogios, a alavanca de câmbio poderia ser um pouco mais “justa”, já que a peça se mostrou meio solta no carro avaliado. Isso, porém, não interferiu na boa avaliação dele. 

O ponto fraco do Etios Hatch é o preço. Por R$ 53.895, a versão topo de linha traz o básico que se espera: direção assistida (elétrica), ar-condicionado, trio elétrico e central multimídia. A Toyota poderia incluir ao menos travamento automático, controle de estabilidade ou mais airbags para compensar o visual do seu compacto, que continua polêmico.

Nossas medições e dados de fábrica do Etios Hatch 1.5 XLS

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