As qualidades elogiáveis do BMW X3 xDrive M40i aparecem tanto na dirigibilidade quanto no ótimo pacote de segurança

O BMW X3 xDrive M40i é um SAV (Sport Activity Vehicle) ou esportivo puro-sangue? Feito em Araquari (SC) desde junho deste ano, o modelo custa R$ 397.950 e mira o Audi SQ5, Mercedes-AMG GLC 43 e Porsche Macan GTS. Todos eles, semelhantes em preço e potência. O coração pulsante do BMW é o irrepreensível motor de seis cilindros em linha 3.0 turbo e injeção direta (nomenclatura B58) com 364 cv de potência e 51 kgfm de torque. Ele substituiu o motor N55 e também é aplicado nos modelos M140i, M240i e 540i.

O ronco ardido na partida lembra o do M2 pelo tom grave e os pipocos emitidos. A cavalaria do M40i é maior em relação ao SQ5 (354 cv) e ao Macan GTS (360 cv) e só perde para os 367 cv do Mercedes-AMG GLC 43. Ao contrário do M40i, esses rivais trazem um V6. O BMW instiga a adotar uma condução arrojada e, a partir de 1.520 rpm, surgem respostas instantâneas e “malcriadas”, que resultam em um comportamento viciante.

Todo esse desempenho é orquestrado pelo câmbio automático de oito marchas, com opção de trocas sequenciais pelas borboletas atrás do volante ou pela alavanca. Nas reduções, a sinfonia aguda é um convite a acelerar…

Em nossas medições, o M40i foi de zero a 100 km/h em 5s03. Só para comparar, o SQ5 e o Macan GTS cravaram 5s56 e 4s90, respectivamente. O BMW impressionou nas retomadas de 40 a 100 km/h (3s71) e de 80 a 120 km/h (3s33). Ele foi mais rápido que o SQ5 (4s86 e 3s73) e o Macan GTS (3s97 e 3s78) – o Mercedes-AMG GLC 43 não passou por nossos testes na pista da CARRO.

A dinâmica é elogiável para um carro deste porte e a inclinação de carroceria é mínima, enquanto a tração integral xDrive o deixa colado no chão – não há tendência de sair de frente ou de traseira nas curvas contornadas com maior apetite.

As suspensões firmes trabalham em conjunto com as rodas de 21”, que não incomodam em nosso asfalto esburacado. Forte e provocativo, o M40i ainda oferta um recheado pacote de segurança. O Driving Assistant Plus alerta o motorista por sinais visuais e sonoros sobre tráfego cruzado, mudanças involuntárias de faixa e colisão traseira, assim como controle e prevenção de aproximação de veículos em sentido oposto.

Outros recursos são o controle de cruzeiro adaptativo, o Parking Assist Plus (estacionamento automático) e o Active Protection, em que uma das funções é tensionar os cintos e fechar as janelas em caso de colisão iminente. Realmente, a BMW acertou em cheio, pois o M40i é o melhor de dois mundos. Seria um SAV ou um esportivo? E a dúvida continua a pairar no ar.

Veja a tabela de teste com os números de pista do BMW X3 xDrive M40i:

 

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