A JAC Motors tem uma nova aposta para o segmento de veículos comerciais no Brasil, o V260, veículo urbano de carga que chega às lojas por R$ 69.990. Os principais concorrentes são Hyundai HR e Kia Bongo 2500, que têm porte e especificações bastante semelhantes, mas preço maior e menos equipamentos de série.

É a segunda investida da empresa de origem chinesa nesse mercado. Em 2012, a JAC trouxe ao Brasil um lote do T140, de porte similar, mas preço ligeiramente acima dos concorrentes. Com a chegada do Inovar Auto, o modelo teve a importação suspensa. Com o fim do regime automotivo na virada deste ano, deixarão de existir as cotas para veículos importados, o que promete dar novo fôlego à JAC no País.

O V260 tem motor 2.0 turbodiesel de 103 cv de potência a 3.600 rpm e 26,5 kgfm de torque entre 1.800 e 2.400 rpm. O câmbio é manual de seis marchas. O nome do modelo é uma referência ao torque máximo em Newton.metro (260 Nm), o mesmo raciocínio adotado pela Volkswagen com o novo Polo 200 TSI. O modelo possui mais torque (mas menos potência) do que os concorrentes sul-coreanos, que compartilham motor 2.5 turbodiesel de 130 cv e 26 kgfm.

Com peso bruto total (PBT) de 3.200 kg, o V260 pode ser conduzido por motoristas com CNH de categoria B. O caminhão leve pode transportar até 1.510 kg de carga útil e possui longarinas com perfil retangular de 100 mm de altura por 50 mm de largura. De acordo com a JAC, a chapa possui espessura de 4,5 mm, a maior do segmento no País.

Ar-condicionado e câmera frontal de série

O modelo vem bem equipado de série e conta com ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, alarme, vidros e travas elétricos, rádio MP3 com entrada USB, coluna de direção regulável em altura, freios ABS, airbag duplo, cintos de segurança com pré-tensionadores, travamento automático das portas a 15 km/h e regulagem de altura do facho dos faróis.

Além disso, o modelo é equipado com a JAC Connect Front Camera, uma câmera alojada no retrovisor central que grava todas as imagens à frente do caminhão – o equipamento estreou no Brasil com o T40.

“A câmera frontal é um equipamento bastante difundido em outros países e pode auxiliar até na redução do preço do seguro”, afirma o presidente da JAC Motors, Sergio Habib.

Ao volante

No lançamento do modelo, pudemos dirigir o V260 com carroceria do tipo caçamba em um breve test-drive na zona oeste de São Paulo. Os implementos (baú simples e baú refrigerado, por exemplo) são vendidos nas concessionárias, com fornecimento por empresas certificadas pela JAC.

É fácil encontrar a posição de dirigir no novo caminhão urbano, que dispõe de regulagem de altura da coluna de direção. Apesar disso, a alavanca de câmbio fica um pouco distante do alcance das mãos e os espelhos retrovisores só possuem regulagem manual externa. Como é comum em veículos comerciais, a coluna de direção passa entre o pedal de embreagem e freio.

A direção é bastante leve em manobras e tem respostas adequadas para esse tipo de veículo. O câmbio manual de seis marchas possui bons engates.

Com a caçamba vazia, a suspensão traseira (do tipo feixe de molas) chacoalha um pouco nas irregularidades do asfalto. O torque máximo do motor, de 26,5 kgfm, aparece a baixas 1.800 rpm, deixando o caminhão bastante ágil no trânsito urbano. O ar-condicionado de série deixa o “trabalho pesado” na cabine mais agradável – no dia do test-drive, foi um importante aliado sob a temperatura de 36 °C da primavera paulistana.

Manutenção

O modelo possui garantia total de 3 anos ou 100.000 quilômetros (o que ocorrer primeiro). A primeira revisão é gratuita e deve ser feita aos 3 mil km (ou 3 meses da data de compra). As demais devem ser realizadas a cada intervalo de 10 mil km ou 1 ano de uso. A JAC promete o menor custo de revisão até 60 mil km na comparação com os concorrentes diretos.

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This