Track days são parte essencial da vida de qualquer entusiasta de carro. É a oportunidade que você tem para colocar seu carro no limite e se divertir com segurança. Mas, se tradicionalmente os track days são para transformar um cidadão comum num piloto por algumas voltas, a Inglaterra tem uma nova função para este tipo de evento: testar carros autônomos.

Pela primeira vez (ao menos pelo o que se tem notícia), um track day específico para testar carros autônomos será organizado pela Bruntingthorpe Proving Ground, empresa especializada em tecnologia de automação, na Inglaterra. 

A intenção do evento é facilitar e incentivar o desenvolvimento de tecnologias autônomas para veículos por empresas independentes, que não têm o aporte, tampouco a liberação governamental para testar a tecnologia nas ruas, como possuem as fabricantes tradicionais de automóveis (como Mercedes-Benz, Volvo e Nissan). Por isso, o Innovate UK, braço de fomento ao empreendedor do Reino Unido (focado em inovação) apoia financeiramente tais empresas e o track day para autônomos. 

“A tecnologia autônoma ainda é uma disciplina jovem que requer expertise em diferentes áreas, como mecânica, elétrica e engenharia de softwares. Estamos tentando encurtar a distância entre educação e as habilidades que a indústria nos reclama estarem em falta nos talentos profissionais”, explicou Alex Lawrence-Berkeley, co-fundador da Innovate UK.

Share This