Audi A3 Cabriolet

Qual é a primeira coisa que você faz quando entra em um cabriolet? Abre a capota, naturalmente. Neste novo A3, o que permaneceu igual à versão anterior foi justamente a capota de lona. Assim, em 18 segundos, apertando um botão no painel, a capota é recolhida para dentro do porta-malas (mesmo rodando a até 50 km/h). A diferença é que, agora, ela pesa apenas 50 kg, o que contribuiu bastante para a redução do peso do carro. Com o teto recolhido, o espaço do porta-malas baixa de 320 litros para 275 litros. Mas, dobrando os bancos traseiros (são dois passageiros ali) a capacidade aumenta para 680 litros. Duvido que o comprador de um carro desses pense em espaço para bagagem!

A chave vai encaixada em um apoio junto à alavanca de câmbio, quase como enfeite, pois o motor é ligado apertando o botão. O sistema de navegação é embutido. Aperta-se mais um botão no console e só então surge o monitor de 7”. A resolução e a precisão das imagens são das melhores que já vi. Escolhi dois entre os cinco roteiros disponíveis para a avaliação e iniciei a viagem por um dos lugares mais lindos do mundo.

A cor vermelha combinou perfeitamente com o cenário. Foram criadas três cores novas (do total das 14 existentes), incluindo uma amarela, bem chamativa. Vidros fechados, um defletor de vento encaixado na parte de trás, vamos acelerar esta belezinha, sem que um único fio de cabelo saia do lugar (só se eu quiser!). Dúvida cruel: uso no automático o câmbio S tronic de 7 marchas (faz dobradinha com o motor 1.8 TFSI de 180 cv, que virá para o Brasil)?

Audi A3 Cabriolet

Ou será melhor optar pelo manual, utilizando as borboletas? Vou usar os dois! No modo automático S (Sport) as marchas passam mais tarde, em rotação mais elevada, enquanto no D (Drive) as marchas mais longas vêm logo. 

Primeira, segunda, terceira, quarta…. Sétima marcha! Som “na caixa” da caríssima marca Bang & Olufsen e já me sinto totalmente íntima deste carro sedutor.

Fiquei impressionada como o A3 Cabriolet não demonstra a menor torção de carroceria, comum em conversíveis. A atitude na estrada é esportiva, mas o carro roda com tamanha suavidade, que parece mais flutuar no asfalto. Claro que ajuda a excelente qualidade do pavimento deste minúsculo principado europeu. 

Audi A3 Cabriolet

Sua carroceria ficou maior em relação ao anterior: o comprimento passou de 4,25 para 4,42 m; a distância entre eixos foi de 2,58 para 2,60 m: a largura de 1,77 para 1,79 m. Mesmo assim, a versão básica pesa 60 kg menos do que antes (quando equipada com o motor 1.4, que não virá para o Brasil). A Audi também justifica o baixo peso devido ao uso de componentes de alumínio.

O percurso começou pelas montanhas, com curvas muito fechadas. Nesse trecho, o A3 Cabriolet foi 100% aprovado! Vamos ver como ele se comporta, agora, em uma estrada de alta velocidade? O bichinho acelera bem. Pelos dados de fábrica, ele vai de 0 a 100 em 7s8 e a sua velocidade máxima chega a 242 km/h. Dá para dirigir com muita segurança, devido a uma série de sistemas de controle. A suspensão traseira multibraço, por exemplo, administra separadamente as forças longitudinais e transversais. Junto com um sistema de assistência de direção (com operação elétrica) e mais o controle de estabilidade (ESC), a condução torna-se descontraída, mas bastante segura.

Paro o carro, retiro o defletor e abro as janelas, pois adoro os cabelos voando. Existe uma opção de capota acústica, que isola o carro totalmente do barulho, quando está fechada. Mas que graça teria? Uma brisa quente começa a soprar na minha nuca e descubro que serve para aquecer os passageiros nas baixas temperaturas europeias. Saber que também existe um sistema anticapotagem traz certo alento: em caso de acidente, os seus elementos de aço sobem automaticamente de um lado ao outro da carroceria, protegendo os ocupantes.

Audi A3 Cabriolet

Opcionalmente, o A3 Cabriolet pode vir com o sistema Audi Drive Select (de série apenas na versão Ambition). Deixe-me  explicar que o carro dispõe de três linhas de acabamento: a básica, Attraction, e as Ambition e Ambiente que são para uso mais esportivo ou confortável, respectivamente. Para o Brasil, virá a Ambition.

O motorista também pode optar pelo sistema Drive Select para personalizar o gerenciamento do motor, a assistência de direção, o câmbio S tronic e a operação do ar-condicionado (ele é de série na linha Ambition). Enfim, se você gosta de diversão e tecnologia de ponta, este A3 Cabriolet é o carro certo! 

Só para você saber, o modelo é produzido na fábrica de Györ, na Hungria, e será vendido na Europa apenas na primavera de 2014. Uma ótima notícia é que pode ser acessível. A Audi falou do preço em torno de R$ 150 000! Será? Seja bem-vindo, Audi A3 Cabriolet! Nós aguardaremos com ansiedade até junho deste ano.

Audi A3 Cabriolet 1.8 TFSI

Motor 4 cilindros em linha, transversal, turbo, injeção direta, gasolina; Cilindrada 1.798 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 180 cv a 5 100 rpm; Torque 25,5 mkgf a 1.250 rpm; Câmbio robotizado, dupla embreagem, 7 marchas; Tração dianteira; Rodas liga-leve, 18”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira multibraço; Comprimento 4,42 m; Largura 1,79 m; Altura 1,41 m; Entre-eixos 2,59 m; Porta-malas 320 l; Peso 1.345 kg

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