Conceito elétrico Honda Salão de Pequim

Sedã de luxo Honda Legend deve ganhar tecnologia até o final de março de 2021, sendo capaz de dispensar a atenção do motorista na via

 

A Honda informou nesta semana que será a primeira fabricante a produzir em massa carros autônomos de nível 3, permitindo que o automóvel navegue sozinho em vias expressas com alto volume de tráfego, segundo informou a Reuters

“A Honda está planejando iniciar as vendas do Legend (um sedã de luxo) equipado com o recém-aprovado sistema de direção automatizado” antes do final de março de 2021, informou a empresa em um comunicado à imprensa.

A corrida pela produção de carros autônomos já acontece há alguns anos e conta, inclusive, com a participação de empresas como o Google. Recentemente, o governo japonês concedeu uma certificação de segurança para o sistema autônomo da Honda chamado de “Traffic Jam Pilot”, que permite ao motorista tirar a atenção da via.

Ao todo, são seis níveis de automação, indo do 0 ao 5. O nível pode variar dependendo da presença ou não de equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência etc. O nível 5, por sua vez, seria de um carro totalmente autônomo, inclusive sem os pedais e volante, deixando o condutor livre para executar outras ações completamente indiferente à via ou ao trânsito.

No momento, os veículos em circulação estão no nível 2, sendo capazes de controlar a velocidade automaticamente e até girar o volante para se manter na faixa de rodagem. Contudo, o motorista ainda deve necessariamente estar atento à via para assumir o controle da direção a todo momento. Em julho, a Tesla anunciou que estava muito próxima de atingir o nível 5 de automação.

Share This