A Honda Automóveis do Brasil anunciou nesta quinta- feira (9) um balanço das produções nacionais (City, Fit e Civic). Foram 136.257 unidades que saíram da fábrica de Sumaré (SP), resultando em um crescimento de 9,1%. O total de veículos da marca emplacados este ano no país foi de 139.278, ou seja, um aumento de 3,2% em vendas ante 2012. 

Classificando por modelos, o Honda Civic se destacou com 60.977 unidades e alcançou 20,8% de crescimento nas vendas, mantendo sua posição de líder de mercado entre os sedãs médios. Já o Fit e o City também apresentaram bons resultados em 2013, com 48.086 e 29.243 unidades comercializadas, respectivamente.

Outro ponto considerado positivo foi a comercialização de carros para o público PcD (Pessoas com Deficiência), como classifica a Honda. Com modelos desenvolvidos que atendem às necessidades e exigências deste perfil, assim como a participação efetiva no Programa Honda Conduz, foram vendidas 10.000 unidades no ano consolidando a liderança nesse nicho de mercado.

Roberto Akiyama, diretor executivo da Honda Automóveis, destaca que “para se alinhar cada vez mais ao consumidor brasileiro, a marca tem realizado investimentos a fim de inovar e oferecer melhores produtos para o mercado nacional.”

O principal anúncio de investimentos em 2013 foi a construção da nova fábrica em Itirapina (SP), unidade que será responsável pela produção do novo Fit e do crossover Vezel. Outra decisão importante tomada pela montadora diz respeito à concentração da parte administrativa em um só local (Sumaré, SP) baseada no conceito “one floor” utilizado na matriz no Japão, que visa agilidade nos processos internos de decisões. O complexo deverá ser inaugurado no segundo semestre.

Com o intuito de desenvolver tecnologia para o mercado brasileiro, um investimento de R$ 100 milhões também foi feito para a conclusão do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento nas dependências da fábrica de Sumaré.

A Honda divulgou seus próximos passos, começando com o lançamento da nova geração do Fit já no início de 2014. Logo após chegará a nova geração do City, sedã derivado do monovolume. Na linha Civic, o destaque ficará para o desembarque no Brasil da versão esportiva Si Coupé. 

Honda Civic Si Coupé

Share This