Texto: Marcos Camargo Jr.
Ao longo deste ano além da BYD e GWM, a GAC também anunciou investimentos de cerca de R$ 6 bilhões em uma fábrica e no lançamento de vários produtos no mercado nacional. A GAC é uma das grandes marcas chinesas que atua no segmento de carros elétricos, híbridos e também a combustão. Depois de visitarmos o Salão de Guangzhou a revista Carro descobriu mais pistas acerca da entrada da GAC no país.
Por hora há cerca de sete carros no radar da empresa incluindo modelos a combustão, estratégia diferente das concorrentes. A GAC ainda faz segredo quanto aos lançamentos mas diz que não é hora de detalhar seus planos por aqui.
Mas fontes ligadas à marca afirmam: a estreia da GAC ocorrerá no primeiro semestre de 2025 ainda sem uma data consolidada. Até agências de promoção estão em contato com influenciadores para cotar vídeos e outros matérias de divulgação para um evento em dezembro.
“Sim teremos veículos a combustão além dos híbridos e elétricos”, revelou uma fonte ligada à marca. E no Salão de Guangzhou os chineses envolvidos na estratégia da marca foram audaciosos; “todos os carros aqui podem ir para o Brasil”.
Além do SUV Aion (visto aos montes como táxi e veículo de aplicativo Didi na China) o Hiptec HT, ES9 e também GS3 e GS4 com motor 1.5 turbo a combustão. Também são cotados os SUvs GS9 e ES9 com motor 2.0 turbo a gasolina.
O Aion UT foi o destaque no Salão e sim sua proposta é similar à do Dolphin. O UT tem motor elétrico de 134cv com bateria de 68kw que garante autonomia de 650km no ciclo CLTC.
Também o sedã RT com linhas arrojadas (já um tanto genéricas) e motor de 203cv com 68kwh de bateria também está cotado para o Brasil.
Nos próximos dias teremos novidades sobre a GAC com anúncios específicos para o mercado brasileiro.