A produção hoje é de 2.000 pneus por dia

Nos anos 1980, a Dunlop produzia pneus no Brasil, até que resolveu tirar o time de campo — ou das ruas. Agora, ao enxergar o Brasil novamente como um mercado com muito potencial, a Sumitomo Rubber Industries, empresa japonesa que detém a marca Dunlop, acaba de inaugurar o primeiro módulo de sua fábrica na cidade de Fazenda Rio Grande (PR), com investimentos de R$ 750 mlhões.

A cerimônia contou com a presença do alto escalão da matriz da Sumitomo, o que comprova a importância do Brasil como mercado líder na América Latina, conforme ressaltou Renato Baroli, gerente sênor de vendas e marketing da Dunlop. Instalada em uma área de 500.000 m², a fábrica produz 2.000 pneus por dia para automóveis de passeio, SUVs e vans. “Em 2014, a meta é produzir 8.000 pneus até atingir o pico e 15.000 por dia em 2015”, afirma Baroli. Futuramente, a empresa pretende fabricar pneus para veículos de carga e também abastecer outros mercados da América Latina. 

Por enquanto, a produção atenderá somente o mercado de reposição. Mas o plano da Sumitomo é ambicioso. “Até 2020, a demanda do mercado brasileiro será de 70 milhões de pneus e antes disso queremos ter 10% desse volume”, diz Baroli. Para dar conta dessa produção, a companhia já tem um estudo que prevê a ampliação da unidade do Paraná.

Renato Baroli: a meta é conquistar 10% do mercado até 2020

Hoje, os carros 1.0 ainda representam 70% da comercialização de pneus de automóveis de passeio. De olho também nesse filão, a Sumitomo vem negociando com quatro montadoras para fornecer seus pneus como item original, o que ajudaria a empresa japonesa a alavancar seu volume de produção e vendas.

E sucesso nas vendas está condicionado à uma boa rede em todo o país. Atualmente, as lojas independentes respondem por 50% desse comércio, de 20 a 30%  são de responsabilidade das oficinas e de 20 a 30% dos supermercados. “Hoje, a Dunlop possui 40 lojas oficiais, mas esse número deverá subir para 150 em 2015”, informa o executivo. 

A exemplo do que ocorre com as montadoras, também existem alianças estratégicas interessantes entre os fábricantes de pneus, como a existente entre Dunlop e Goodyear. Segudo Renato Baroli, na América do Norte e na Europa, os pneus Dunlop são fabricados pela Goodyear ao passo que a contrapartida se dá na Ásia, onde os compostos da Goodyear são feitos pela Dunlop

Apesar dos acordos, porém, cada fabtricante quer mostrar melhor desempenho em todos os mercados. No Brasil, a guerra dos pneus está esquentando. E para não perder espaço, ninguém pode derrapar.

Share This