Saiba como passar por uma área alagada com segurança e o que fazer se você acabar com o veículo parado na enchente

Nessa época do ano, as chuvas intensas são frequentes e causam alagamentos em todo o país. E o motorista pode se ver preso em uma área alagada muito rapidamente. A primeira dica é, obviamente, não tentar enfrentar a água e passar pela área se não tiver certeza da sua profundidade. “Atravessar alagamento não é prova de coragem. É colocar seu patrimônio em risco”, alerta o engenheiro mecânico e especialista em manutenção de automóveis, Denis Marum. Para ajudar a lidar com essa situação, o especialista lista algumas dicas por etapas.

Prevenção: cuidados antes de sair de casa

– Verifique se as palhetas do para-brisa não estão ressecadas;
– A água do esguicho deve ter líquido desengordurante;
– Confira se as todas as luzes (faróis, lanternas etc.) estão em perfeito estado;
– Jamais rode com pneus carecas;
– Verifique o sistema de freios;
– Observe se os desembaçadores traseiro e dianteiro estão funcionando;
– Avalie se as borrachas das portas estão em bom estado para vedar a entrada de água;
– A bateria deve estar em bom estado e bem carregada.

Precaução: no meio da enchente

Se a água começou a subir rapidamente e você se viu no meio de uma enchente, a dica principal é nunca passar se a altura máxima da água ultrapassar a metade da roda. Caso seja possível passar:

– Não deixar de acelerar o carro durante toda travessia;

– Passe por toda a área alagada com o carro em primeira marcha e devagar para evitar a entrada de água pelo escapamento;

– Evite marola para que a água não alcance a entrada do filtro de ar. Por isso, passe devagar e sempre atento ao movimento causado na água por veículos ao seu lado ou em sentido contrário;

– Se o carro morrer, não tente fazê-lo pegar. “Dar partida com água dentro do motor gera calço hidráulico e travamento. Será necessário fazer retífica, e não é nada barato: carros populares ficam em torno de R$5 mil e veículos premium até R$30 mil”, esclarece Marum.

– Somente se for possível, peça ajuda e retire o veículo do local onde está parado. Jamais arrisque a sua segurança.

– Quando for seguro, verifique se entrou água dentro no motor. Para isso, abra o compartimento do filtro de ar e verifique se ele está molhado. Se tiver tudo seco, pode dar partida.

Manutenção: pós-enchente

Se você não conseguiu fugir e ficou preso em um alagamento com o carro na água, é preciso ser rápido na manutenção interna do veículo e nos cuidados com o motor. “Depois de enfrentar a enchente, o carro precisa ir para uma oficina e passar pela verificação detalhada e lavagem interna completa, senão, a perda e a desvalorização serão ainda maiores”, comenta Marum.

Você deverá ficar atento a:

– Será preciso fazer a troca de óleos do motor, transmissão e diferencial do veículo;

– Limpar a parte externa do radiador;

– Verificar o filtro de ar e água nos faróis. Se o filtro estiver molhado ou tiver água no compartimento do filtro será necessário guinchar e levar em um mecânico para retirar as velas e tirar a água de dentro dos cilindros;

– Fazer limpeza no sistema de freios;

– Fazer a limpeza interna: lavar bancos, carpete e forrações para evitar o mau cheiro.

Share This