Você já viu Fusca antigo automático? No Brasil, há poucos com o sistema que usa embreagem e conversor de torque juntos
Fabricado na Alemanha para os mercados europeu e americano, o Volkswagen Fusca automático é uma raridade no Brasil. As pouquíssimas unidades existentes por aqui chegaram numa época de importações restritas; provavelmente por meio de consulados. Hoje, são preservadas por colecionadores, como os dois veículos das fotos que ilustram estas páginas. O de cor bege é um modelo Tipo 1 ano 1970 e o azul, um modelo 1302 S ano 1971, ambos com o mesmo motor 1600.
O sistema era chamado de “Automatic Stick Shift” para o mercado americano e apenas “Automatic” para o mercado europeu. Na verdade, o câmbio utilizado não era automático, mas, sim, quase um ancestral do câmbio automatizado. Trata-se do mesmo câmbio do Fusca convencional da época, mas modificado para eliminar o pedal de embreagem e permitir dirigi-lo sem a necessidade da troca constante de marchas.
O câmbio, de quatro marchas à frente, passou a ter apenas três. A primeira marcha virou L (de “Low”), engatada onde era segunda. A segunda, onde ficava a terceira, era bem longa e atingia 110 km/h. E a terceira, na posição da quarta, era a marcha para rodovias. A ré era onde estava a primeira, e tinha uma trava para não ser engatada sem intenção e o carro andar para trás.
A ligação motor-câmbio era feita conversor de torque, tal qual num câmbio automático comum. Por isso, era possível e normal arrancar em qualquer uma das marchas à frente, pois conversores de torque efetivamente multiplicam torque. Só para poder-se fazer o engate manual das marchas, foi preciso uma embreagem como a conhecemos, com platô e disco, mas bem pequena. Seu acionamento é feito por um solenoide cujo interruptor está na base da alavanca de câmbio e sensível ao menor toque nela.
Festival de detalhes
Bastou os Fuscas desta reportagem saírem da garagem para receberem as primeiras propostas de compra de quem passava pela rua – prontamente recusadas, obviamente. Pudera, a cronologia do Fusca e suas características que o diferenciam de ano a ano, de mercado a mercado, são uma verdadeira festa para os entusiastas, dos “tuneiros” aos mais perfeccionistas.
Mesmo com datas de fabricação próximas, os dois carros são bem diferentes em si e chamavam a atenção por onde passavam. Para o mercado americano, o modelo 1302 S, também chamado de “Super Beetle”, tem como principal diferença para o europeu a suspensão dianteira emprestada do Passat, do tipo McPherson – recurso que, por exemplo, nunca foi aplicado no modelo brasileiro. Por isso, suas caixas de rodas são maiores, a frente levemente alongada e alargada e o capô, mais pronunciado.
Outros detalhes importantes do “americano” são itens de adequação à legislação local, como os conjuntos de seta maiores, a adição de elementos reflexivos (olhos-de-gato) nas laterais dos faróis traseiros e para-choque, os obrigatórios faróis do tipo sealed beam. Um charme só, que atrai o olhar de qualquer fã.
Reportagem publicada originalmente na ed. 291 (jan/2018) da Revista CARRO.
Boa tarde,
Procure o Geraldo da Hand Drive em São Paulo – SP, talvez dê certo!
Fábio Goems
Abraço,
So descobri agora esse carro. (12/2021)
Pq vi na última temporada da série “la casa de papel”
Lugar nenhum kkk
Eu tenho um Fusca automático.
Onde encontro um fusca automatico pra comprar ?
É o brasileiro até hoje desconfia do câmbio automático o que iria naquela época de um fusca sem embreagem , não iriam comprar a ignorância não deixaria.
INACREDITÁVEL ….!!!! MAS NUNCA PODEMOS DIZER QUE A VOLKS NÃO VINHA A MILHÃO COM AS TECONOLIGIAS !!!!
SEI QUE EXISTE A TRADUÇÃO NO GOOGLE …..!!!!
MAS RESPONDAM O NOME VOLKSWAGEN ?????
ABS !!!!
geração mimimi, fuscão 4 marcha pra andar forte, automático coisa ruim nutella
não gostei, acabaram com o fuscão, tem que ter 4 marchas.
Eu também tenho uma Renault Master e queria eliminar embreagem, pois, estou com problema na perna esquerda. Alguém pode me ajudar?
Por ser uma tecnologia que não foi fabricada no Brasil, e restrita a pouquíssimas unidades importadas como as duas dessa reportagem, infelizmente seria muito difícil até mesmo achar peças para essa adaptação, mesmo se fosse possível.
Esse Fusca automático tem embreagem sim, como explicamos no texto. Só não tem o pedal.
Sério um carro automático sem embreagem como assim kkkkkkkk….nossa como conseguiram husohaushaushsu
Deve ser muito interessante. pos ja tive 2 e estou o terceiro se algum dia eu ter uma oportunidade de ter um será bem vindo
Lindo, gostaria de ter um
Legal.!!!
Eu não gosto nem dos nossos modernos automáticos quanto mais de um desses.
São carros ruins com alto consumo de combustível e vc não tem o controle do carro se fosse tão bom como dizem os fórmula 1 seriam automáticos e não são eles são semi automáticos.
Meu sogro coleciona fuscas, mais eu nunca tive a oportunidade de ver um de câmbio automático.
No mundo existe alguns modelos bem interessantes e diferentes do que estamos acostumados a ver.
queria muito pode vê essa Fusca de perto
Vocês poderiam bem fazer uma segunda reportagem mais completa.
Como eu gostaria de ter um fusca desse automatico se eu tivesse condicoes seria otimo ja tive muitos fuscas mais igual a esse ai nao
Estamos entrando em uma tecnologia cujo a mão de obra(oficinas de manutenção)são muito restritas.
Só agora que fiquei sabendo do fusca automático deve ser uma raridade sou apaixonado por fusca 71 e 72 tenho um 72
Show Fusca e Fusca tenho um 66 faz seis anos cuidando e que não falta todo original amo Fusca e meu neto de apenas três anos aprendeu amar também essa grande marca
Fusca, sempre Fusca!!!!
Sou amante dos fuscas, estes poderiam ficar em exposição no Anhembi em feira de autos.
existem ainda
Vi um igual este azul na cidade de Botucatu-SP, achei bem diferente, em um encontro de relicário
Que coisa linda. Fusca é fusca.
Muito loucos…
Muito top e legal achei um máximo!
Muito bacana, gosto muito de carros antigos, principalmente o fusca, mas não sabia que tinhamos esses automáticos aqui, parabéns aos donos .
Esse fusca é top
Gostaria de ver esse relíquia ao vivo.
Seria possível fazer em uma kombi 98?Pergunto porque tenho uma, e sou portador de necessidades, tive poliomielite.
Gostaria de ver esse Fusca automático de perto.