A Toyota irá produzir veículos “APM” (Accessible People Mover) projetado especialmente para a mobilidade dos visitantes das Olimpíadas de Tóquio que acontece em 2020. A fabricante explica que o veículo APM será movido a bateria de baixa velocidade e curta distância (BEV). Seu dever será ajudar a locomover o maior número possível de pessoas para eventos e locais, incluindo atletas e funcionários dos Jogos, bem como todos os tipos de visitantes com necessidades de acessibilidade, tais como idosos, pessoas com deficiências, gestantes e famílias com filhos pequenos, entre outros.

Prevê-se também que parte da frota de APMs seja usada para apoiar atividades de socorro em eventos/instalações. Durante os Jogos, a Toyota utilizará aproximadamente 200 APMs. O “Modelo Básico” será para apoiar o maior comparecimento a eventos.

O APM contará com assentos de três filas. Na primeira fileira estará o banco do motorista, a segunda linha terá capacidade para três pessoas e a terceira fileira oferecerá assento duplo, totalizando seis pessoas (cinco passageiros e um motorista). Quando utilizado para transportar passageiros em cadeiras de rodas, a configuração pode ser modificada dobrando os assentos para permitir que o cadeirante entre na segunda fila.

A empresa ainda ressalta que os assentos dos passageiros são acessíveis de ambos os lados do veículo e o desenho geral considera suas necessidades variáveis, com barras de segurança em ambos os lados para ajudar os passageiros durante a entrada e saída do veículo e equipados com placas de ancoragem e rampas para cadeiras de rodas.

As especificações de “Socorro” que estarão presentes nos AMPs emergenciais, terão metade da segunda e terceira fileiras preservada para comportar uma maca. Além disso, para ajudar a transportar as pessoas que precisam de ajuda de forma estável e segura, uma maca que possa ser presa no veículo será disponibilizada. Será possível que dois funcionários da equipe de socorro se sentem imediatamente ao lado da maca.

Share This