Texto: Edison Ragassi,de Stuttgart*

O carro recebeu um novo chassi, novo visual, motor mais potente, o câmbio foi reescalonado e ganhou mais uma marcha, as rodas traseiras tem diâmetro maior que as dianteiras

Este ano, com data ainda a ser divulgada, a Porsche passa a comercializar no Brasil a nova geração de um de seus esportivos mais emblemáticos: o 911. O modelo 2019 remete ao da primeira geração, que foi lançado em 1963. Para identificar essa semelhança, basta olhar os detalhes das linhas do capô com dois vincos no centro e formato ovalado dos faróis em LED.

Os desenhistas imprimiram um visual esportivo na carroceria sem ser exagerado. Pela primeira vez na longa trajetória do esportivo ele tem de série rodas de diâmetros diferentes, com 20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira. No interior, o painel passa a ser digital, porém, no centro o conta-giros é analógico analógico. Novos sistemas de infotainment foram criados e testados, como a nova tela tátil. Ele é responsivo ao Apple CarPlay e oferece várias informações sobre o carro, mapas, emissoras de rádio, inclusive as que transmitem por satélite.

Ainda na parte eletrônica, incluíram o reconhecimento de faixas de rodagem molhadas e programa de condução Wet (para a pista molhada), que pode ser ativado manualmente em qualquer momento. Para a nova geração do 911, a fabricante desenvolveu um novo chassi e carroceria.

O motor boxer turbo de seis cilindros do 911 Carrera S e do 911 Carrera 4S passou por modificações, entre elas, o sistema de escapamento dos gases recebeu um fi ltro de particulados, semelhante ao utilizado nos motores Diesel.

As modificações proporcionaram ganho de 30 cv na potência, ele entrega 450 cv a 6.500 rpm, e 54 kgfm de torque disponíveis entre 2.300 e 5.000 rpm. O câmbio é o PDK de dupla embreagem foi reescalonado, passou de 7 para 8 marchas e assim, atender melhor o aumento de potência e torque. A direção eletroassistida foi recalibrada, assim como os freios.

Na nova configuração, o 911 Carrera S acelera de zero a 100 km/h em 3,7 segundos, o 911 Carrera 4S com tração integral faz o percurso em 3,6 segundos. O consumo de combustível divulgado pela fabricante do 911 Carrera S é de 8,9 l/100 km e do 911 Carrera 4 S é de 9,0 l/100 km.

Share This