A Ford anuncia que irá usar a realidade aumentada em serviços pós-venda. A novidade foi revelada durante a Campus Party 2019, em São Paulo. Com essa nova ferramenta, as oficinas da marca passarão a contar com acompanhamento em tempo real de especialistas da fábrica sempre que necessário para tirar dúvidas sobre o diagnóstico e solução de problemas técnicos complexos dos veículos.
A “Assistência Técnica Remota com Realidade Aumentada Ford” será iniciada como projeto-piloto no primeiro semestre deste ano em dez concessionárias de diferentes regiões do Brasil. Depois dessa fase, que servirá para a coleta de dados e para adquirir experiência com o uso da tecnologia e gerenciamento da operação, ela deverá ser expandida para toda a rede em 2020.
A ferramenta é composta de óculos especiais com câmera e microfone que os mecânicos da oficina usam para inspecionar o veículo e se comunicar com engenheiros da fábrica. Estes podem acompanhar na tela do computador exatamente o que o técnico está vendo e contam também com recursos gráficos que facilitam a transmissão de instruções.
Tenho um ecosport 2013/2014 e parei de fazer revisão na concessionária Ford apos terceiro ano. Na ultima revisão onde tinham que trocar o óleo de freio e substituir água de arrefecimento completaram o óleo de freio, que era transparente com um de cor vermelha dot 4 ultrapassando muito o nivel maximo recomendado e a agua de arrefecimento foi completada para um nivel acima do limite superior e nao substituida. Utilizaram tambem oleo BR em substituição o motocraft. Depois disso considerei que pagar R$ 1.000,00, alem de peças e materiais, a cada seis meses para um serviço ruim.