Escolta caminhão bloqueio agência brasil

Sistema permite cortar a ignição ou o funcionamento da bomba de combustível em caso de roubo ou furto

 

O sistema de bloqueio veicular é um recurso utilizado para interromper ou impedir o funcionamento de um veículo em caso de roubo ou furto. A função é muito utilizada por empresas de transporte de cargas e valores, que realizam o monitoramento e rastreamento dos caminhões e utilitários da frota em tempo real.

A funcionalidade pode ser ativada à distância (por meio da central eletrônica do veículo), com acionamento do bloqueio por meio do motor de partida (caso o veículo esteja parado) ou pelo corte de combustível (caso esteja em movimento). “Em veículos convertidos para uso de GNV, o bloqueio deve ser feito nas duas fontes de combustível”, explica o especialista em sistemas de rastreamento e bloqueio do Cesvi Brasil, Denis Peres.

O bloqueio pode ser feito pelo corte da ignição ou pela bomba de combustível. “Cortar a ignição é a forma mais segura, porém menos eficaz. Se o carro já estiver ligado, ele permanecerá funcionando até a próxima partida. Atuando na bomba de combustível, a eficiência é melhor, o que não significa que não possam acontecer alguns problemas – que podem ser minimizados com relés de bloqueio progressivos”, conta Peres.

De acordo com o especialista, os bloqueios feitos pela bomba são mais seguros quando possuem boa tecnologia. “[O bloqueio da bomba] promove falhas espaçadas e graduais até sua parada total, e não uma parada súbita, como ocorre na pane seca. Isso possibilita que o motorista perceba o problema e encoste o veículo antes”, afirma o especialista do Cesvi.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Share This