CNHA emissão da CNH passará a contar com uma nova etapa de validação facial para reduzir o risco de fraudes, dificultando utilizar a foto de um estelionatário e os dados da vítima. Segundo o Serpro, a novidade já está em uso pelo Detran nos Estados de Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Acre, Pernambuco e Santa Catarina, devendo chegar a outros 22 Estados até 11 de novembro.

Com esta nova etapa, nada muda no processo de solicitação do documento. A diferença é que, antes de autorizar a emissão, será feita a checagem biométrica junto ao banco de imagens do Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) e, se o índice de similaridade for menor que 90%, o documento será automaticamente enviado para validação por parte do Detran.

Esse procedimento será usado na identificação de candidatos que solicitarem uma nova habilitação, no caso de renovação, mudança ou adição de categoria. A expectativa é que a mudança, além de aumentar a segurança, diminua o valor das apólices de seguro veicular com a possível redução de furtos decorrentes do uso de documentos falsos.

 

Leia mais

 

Quanto custa e como pedir a CNH digital

Renovar a CNH: documentos necessários e valor da taxa

Share This