Texto: Marcos Camargo
O Brasil sempre teve um amplo mercado de picapes que quase sempre são oferecidas ao consumidor com motor diesel. No entanto, tivemos em algumas fases, picapes médias com motorização a gasolina e até mesmo movidas a etanol. Nos anos 1960 a Dodge D100 estreou o V8 318 a gasolina que depois voltou nos anos 1990 com a Dakota V8 Magnum e mais recentemente retomou com a linha RAM.
Agora o motor V8 a gasolina começa uma despedida melancólica com a Classic R/T, uma série de 100 unidades com o motor V8 5,2 litros de 400cv como despedida. Com pacote específico a Classic R/T está disponível em versão única de itens de série nas cores Preto Diamond e Vermelho Flame ao preço único de R$ 359,9 mil que são ano modelo 2023/23.
A marca que comemora as 3.275 unidades vendidas desde 2022 sendo 2.176 unidades entregues só no ano passado, deverá seguir com a próxima geração da Ram com motores mais eficientes e eletrificados.
Classic R/T
A Classic é na verdade uma RAM 1500 de quarta geração enquanto os modelos atuais estão na sexta.
A série de 100 unidades inclui um visual exclusivo na grade que remonta à Ram dos anos 1990 com molduras largas na cor preta, o emblema R/T, faróis máscara negra e as faixas na cor preta que percorrem o capô. Há um adesivo na traseira da linha R/T, emblemas na cor preta assim como a pintura das rodas de 20” e dupla saída de escapamento.
A linhagem da R/T no Brasil estreou com o Charger nos anos 1970 e remonta a sigla “Road/Track”. Aqui a estreia aconteceu em 1971 enquanto nos Estados Unidos a sigla surgiu em 1966.
Na parte interna da Classic R/T há itens como soleiras em aço além de itens já conhecidos como multimídia Uconnect de 8,4”, som Alpine, bancos elétricos ventilados e com aquecimento além de emblema numerado. A primeira unidade ficará na coleção do empresário Alexandre Badolato, um dos maiores colecionadores de carros do país e fã da linha Chrysler hoje grupo Stellantis.
Os compradores da Classic R/T irão receber um certificado numerado e também um kit de ferramentas Stanley. As vendas começam dia 04 de junho na rede de concessionárias ao preço único de R$ 359,9 mil.
O motor é o conhecido V8 Hemi de 400cv a gasolina, aspirado, com 56,7kgfm de torque com câmbio automático de oito velocidades e tração 4×4 sem novidades.
Testamos a novidade
A Classic R/T traz o desempenho e a proposta voltada ao conforto para a linha 1500. Mesmo sendo uma picape de projeto antigo, o que fica evidente no painel quase todo analógico, multimídia menor e uma identidade visual que ficou para trás, ainda rende muita diversão ao volante.
Ao ligar o motor V8 o contato é com um clássico propulsor que alavanca as mais de 2 toneladas da Classic com muita faciilidade. O motor é aspirado mas sobe de giro bem rápido e agrada ao ouvido com um ruído encorpado. O desenvolvimento das oito marchas do câmbio Torqueflite agrada pela suavidade bem como as molas helicoidais tem muito curso a bordo.
Feita para passear a Classic R/T traz conforto de carro de passeio em suas dimensões generosas. As próximas RAM 1500 terão somente motor seis cilindros biturbo e também a versão híbrida já anunciada. No caso da nova geração o motor será o Hurricane 3.0 de 6 cilindros que tem duas turbinas e 547cv, mais potente que a versão atual V8 com 400cv. A nova geração deve desembarcar no Brasil ainda no final deste ano especialmente a versão híbrida.