Ela queria fazer Psicologia após terminar o ensino médio, mas os tempos atuais não permitiram à jovem descendente de poloneses, Giovanna Piontkovski da Silva, realizar seu sonho agora. Foi, então, em busca de outros ensinamentos, sem ônus, enquanto esperava por uma nova oportunidade.

Encontrou na Mercedes-Benz, fabricante de automóveis de luxo, caminhões e ônibus a oportunidade de se preparar para desafios, mesmo fora da sua área/sonho. Entrou para o programa de aprendiz da marca, Estrelas do Amanhã, e faz o curso de Planejamento e Controle de Produção, que concluirá em dezembro. O programa de aprendizado não garante efetivação na Mercedes, mas quem estiver entre os melhores alunos ganhará uma bolsa de estudos de um ano em num curso de inglês.

Giovanna Piontkovski da Silva é uma das aprendizes da Mercedes-Benz

Giovanna está gostando do programa que, segundo ela, transcorre num ambiente que supera suas expectativas em matéria de coleguismo e aprendizado. O programa oferece cursos fora do horário de trabalho e estudos. Aos sábados, por exemplo, os jovens participam de cursos de informática, redação, desenho mecânico e assistente de Departamento Pessoal. Eventos culturais, como visitas a museus e a teatros, também fazem parte da programação, que inclui ainda apoio de psicólogos.

Além dos cursos, os aprendizes têm linhas de ônibus exclusivas para irem e voltarem de casa à empresa. Eles também são orientados sobre faculdades que dispõem de cursos de seu interesse; informações sobre sites disponíveis para o envio de currículos e bolsa emprego. E recebem “dicas” de postura a ser adotada durante entrevistas para concorrer às vagas no mercado de trabalho.
  
Luana Cajaseiro Rafael, coordenadora do Estrelas do Amanhã, lembra que a montadora mantém programa de aprendizado também na área industrial. No total, neste ano, são cerca 200 aprendizes nas diversas áreas da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) – onde produz ônibus e caminhões. 

Criançada na aula de futebol no programa social da Mercedes com o SECI Social

MÚSICA E FUTEBOL
A Mercedes-Benz também investe em muitas entidades e projetos assistenciais espalhadas pelo estado de São Paulo. Entre elas, no campo do futebol, atua junto ao SECI Social, onde 150 jovens carentes, entre 7 e 18 anos, têm aulas do esporte com especialistas do ramo.

No mundo da música, a marca da estrela tem o projeto “Samba se aprende no pé”, em conjunto com a escola de samba paulistana Rosas de Ouro, atendendo a jovens da comunidade.

Alunos aprendem a tocar samba com a Rosas de Ouro

Ainda em música, ela participa, ainda do Projeto Guri, na região de Iracemápolis e todo o interior de São Paulo, onde cerca de 36 mil crianças e adolescentes estudam música clássica.
 
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Para incentivar fornecedores e concessionários a estabelecerem melhores práticas ambientais, a Mercedes-Benz criou o Prêmio de Responsabilidade Ambiental, que abriu inscrições para sua 7ª edição.
São três as categorias do prêmio: a primeira envolve fornecedores; a segunda os revendedores de comerciais; e a terceira os concessionários de automóveis.

Share This