Porsche e Audi estariam em disputa interna no Grupo VW por plataformas exclusivas

Audi e Porsche pertencem ao Grupo Volkswagen e, consequentemente, vêm compartilhando plataformas para a fabricação de seus produtos. Contudo, conforme noticiou o site Autoblog nesta terça-feira (22), as duas marcas estariam envolvidas em disputas internas para construir suas próprias plataformas, o que consumiria cerca de US$ 4 bilhões aos cofres do Grupo VW.

De acordo com a reportagem da revista Automobile (citada pelo site), a Porsche estaria descontente com a nova arquitetura global de SUVs da Audi. Para ela, a estrutura apresenta problemas de adaptação de tamanho aos modelos da Porsche, além da incapacidade para acomodar uma gama maior de motores e algumas peculiaridades de projeto.  

A Audi, por outro lado, também não estaria satisfeita com a plataforma que a Porsche vem preparando para a próxima geração do R8 (e do Huracán, da Lamborghini, que também faz parte do mesmo grupo), aguarada para a próxima década. De acordo com a Automobile, os engenheiros da Audi estão preocupados com o manejamento dos motores de 6, 8 e 10 cilindros (usados pelas três marcas citadas) na nova estrutura. 

O resultado deste entrevero está afetando as economias do Grupo VW. Tanto a Porsche como a Audi vêm construindo plataformas próprias para seus modelos, o que representa um grande desperdício de dinheiro para o conglomerado, devido aos custos de desenvolvimento e, depois, produção destes carros. 

Para a Porsche, a plataforma modular (MSB) da marca, utilizada para a fabricação do cupê 4 portas Panamera, poderia ser perfeitamente compartilhada pela Audi, para a produção dos modelos A6, A7 e A8. Porém, a Audi está investindo em meios exclusivos de montagem de tais veículos. 

A reportagem da Automobile cita uma fonte anônima da chefia de estratégia do Grupo VW que afirmou estar preocupada com a situação. “Se a direção do grupo não se intrometer nesta disputa, a Porsche e a Audi não vão se ‘comportar’. Eles têm que cooperar e parar de ficar brigando”, disse a fonte. “Nós temos a obrigação de evitar arquiteturas e plataformas exclusivas para carros esportivos e priorizar a plataforma MSB da Porsche para as duas marcas. Elas devem se concentrar da diversificação de conteúdo. É simples e complicado deste jeito mesmo.” 

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