BMW célula de combustível

BMW investe em eletrificação e anuncia que já está no estágio de pré-produção de veículos movidos a célula de combustível de hidrogênio

 

A BMW anuncia que já está chegando ao estágio final de desenvolvimento, ou seja, na fase de criar unidades de pré-produção, para seu sistema de propulsão por célula de combustível de hidrogênio. Os testes estão em andamento na Europa, incluindo diversas condições em ruas e estradas.

Os protótipos, batizados de BMW i Hydrogen NEXT, são 100% elétricos e utilizam o hidrogênio como combustível, convertido em energia elétrica para uma célula de combustível. Nesta fase, a empresa está utilizando como base o X5 para os testes, sendo que a nova tecnologia deve ser apresentada ao público no final de 2022.

De acordo com a BMW, o tanque de hidrogênio do protótipo pode ser abastecido entre três e quatro minutos, garantindo autonomia de várias centenas de quilômetros. O dado exato de autonomia, porém, ainda não foi divulgado.

O sistema gera energia na célula a combustível como resultado de uma reação química entre o hidrogênio transportado pelo veículo e o oxigênio do ar, entregando uma potência elétrica de 125kW ou 170 cv. Além disso, a energia obtida em frenagens é armazenada em uma bateria, sendo usada em manobras de aceleração ou pequenas explosões de velocidade para ultrapassagens, resultando em uma potência de 275kW ou 374 cv.

“A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser uma opção atraente para trens de força sustentáveis – especialmente em classes de veículos maiores”, afirma Frank Weber, membro do Board da BMW AG. “É por isso que o teste de estrada de veículos em estágio final, próximos de serem produzidos, com um trem de acionamento de célula de combustível de hidrogênio, é um marco importante em nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento”, completa.

 

Foto: Divulgação

Share This