Caoa Chery Tiggo 5X Pro 2023

SUV compacto estreia novidades na mecânica, no interior e na lista de equipamentos

 

No mundo dos smartphones e notebooks, a definição Pro é utilizada nos modelos topo de gama, que têm algo a mais a oferecer. O mesmo conceito é utilizado pela Caoa Chery nas linhas Tiggo 3X, Tiggo 7 e Arrizo 6 e, a partir de agora, passa a valer para o novo Tiggo 5X Pro 2023, que estreia por R$ 154.990. Ao contrário dos demais, que não substituíram de imediato os modelos nos quais são baseados, o novato passa a ser a única versão da linha 5X daqui em diante.

Modelo mais vendido da Caoa Chery há três anos, o Tiggo 5X já apresentava sinais da idade pelo interior defasado e pouco conectado com as últimas novidades da marca. Portanto, é na cabine onde a marca aplicou a maior parte dos esforços nesta renovação, com um painel inteiramente redesenhado e novos equipamentos de série.

A central multimídia agora traz tela flutuante de 10,2 polegadas e mantém a conectividade com Android Auto e Apple CarPlay via cabo. Já a alavanca de câmbio do tipo joystick, com acionamento eletrônico, é a mesma do Arrizo 6 Pro. Volante e quadro de instrumentos digital, com tela de 7 polegadas, foram “emprestados” do irmão Tiggo 3X Pro. 

Externamente, as mudanças incluem novos para-choques, grade com estilo diamante, luzes de rodagem diurna redesenhadas e inédita iluminação em LED (fachos alto e baixo) para os faróis. Na lateral, as rodas de 18 polegadas foram redesenhadas e a moldura plástica na coluna traseira ganhou novo acabamento.

Além dos itens citados (como nova multimídia e faróis em LED), o Tiggo 5X Pro ganhou ar-condicionado digital de 2 zonas, ajuste de distância para o volante (além da regulagem de altura, que já existia), saídas de ventilação para o banco traseiro, luzes ambiente em LED e abertura e fechamento das portas por aproximação. 

Novo câmbio e motor atualizado

Na mecânica, o motor 1.5 turboflex passou por atualizações para melhoria da eficiência, o que incluiu nova calibração e novos sistemas de controle eletrônico para a injeção, turbocompressor (com 1,9 bar de pressão) e válvula termostática. Apesar disso, os valores de potência e torque permanecem os mesmos, com 150/147 cv (E/G) e 21,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis.

O câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas foi substituído pelo automático do tipo CVT com simulação de 9 marchas, o mesmo utilizado pelo Arrizo 6 Pro. As trocas manuais podem ser feitas pela alavanca do tipo joystick. Ao volante, o casamento do novo conjunto não deixa nenhuma saudade do antigo câmbio de dupla embreagem. 

A nova caixa CVT entende melhor o estilo de condução do motorista e não permite que a rotação do motor fique estagnada em acelerações. Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,3 segundos. Ponto de destaque do Tiggo 5X Pro é o isolamento acústico da cabine, com baixa intrusão de ruídos do motor ou da rolagem dos pneus. A 120 km/h, o 1.5 turbo gira a apenas cerca de 2.250 rpm.

Apesar do vão livre do solo generoso, o Tiggo 5X Pro possui bom compromisso entre estabilidade em curvas e conforto ao rodar graças à suspensão independente também na traseira. A direção mostra evolução em relação ao antecessor, com menos assistência elétrica em velocidade de cruzeiro e respostas mais ágeis. Apesar dos discos nas quatro rodas, a sensibilidade do pedal de freio é um ponto com espaço para melhoria.

O consumo do Tiggo 5X Pro no padrão do Inmetro é de 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l, na estrada, com etanol – no antigo modelo TXS, na ordem, as médias eram de 6,7 km/l e 8 km/l. Abastecido com gasolina, o renovado SUV registra as médias de 9,9 km/l em ciclo urbano e 11,5 km/l, em ambiente rodoviário – no anterior, respectivamente, 9,8 km/l e 11,7 km/l.

Como no antigo TXS, o pacote de itens de série conta também com teto de vidro fixo panorâmico, banco do motorista com ajustes elétricos, assistente de descida, sensor de estacionamento traseiro, freio de estacionamento com acionamento eletromecânico, 6 airbags, faróis com acendimento automático e ajuste elétrico de altura, controle de cruzeiro e acionamento do motor à distância.

Recursos do Tiggo 5X Pro que mostram evolução na qualidade percebida são o indicador individual de porta aberta, as saídas de ventilação e entrada USB para o banco traseiro, o porta-objetos central refrigerado, o porta-luvas com amortecimento da tampa ao abrir e o sistema de câmeras 360º de resolução HD. Porém, o SUV poderia oferecer itens encontrados em rivais na mesma faixa de preço, como carregador de celular por indução, sensor de pontos cegos e frenagem autônoma de emergência, por exemplo.

Ainda assim, o Tiggo 5X Pro mostra-se um opção equilibrada e amadurecida para quem está de olho em SUV da Caoa Chery e precise de mais potência do que os 102 cv do Tiggo 3X Pro (R$ 112.490), mas não necessariamente necessite de todos os 187 cv do Tiggo 7 Pro (R$ 191.990). Com bom equilíbrio entre desempenho, consumo e equipamentos, o Tiggo 5X Pro tem as credenciais para manter o posto de Caoa Chery mais vendido no Brasil.

Ficha técnica – Caoa Chery Tiggo 5X Pro

• DADOS DE FÁBRICA
Caoa Chery Tiggo 5X Pro 2023
Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, turbo
Cilindrada 1.498 cm³
Potência 150/147 cv (E/G) a 5.500 rpm
Torque 21,4 kgfm (E/G) de 1.750 a 4.000 rpm
Câmbio Automático do tipo CVT, simulação de 9 marchas, tração dianteira
Suspensão (dianteira / traseira) Indep. McPherson/Indep. Multibraço
Pneus e rodas 225/55R18
Freios (dianteira / traseira) Disco ventilado/Disco
Peso (kg) 1.452
Comprimento (mm) 4.338
Largura (mm) 1.830
Altura (mm) 1.645
Entre-eixos (mm) 2.631
Volume do porta-malas (litros) 340
Tanque de combustível (litros) 51
Preço básico R$ 154.990

 

• CONSUMO
Caoa Chery Tiggo 5X Pro 2023
Consumo Inmetro
Cidade (E/G) 6,9 / 9,9 km/l
Rodovia (E/G) 8,1 / 11,5 km/l
Média PECO (etanol)

(55% cidade/45% rodovia)

 7,4 km/l
Autonomia (etanol)  379 km

 

Fotos: Divulgação

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