Mitsubishi Lancer Evolution X John Easton

Em 2014, a Mitsubishi emitiu um comunicado que chocou seus fãs: a produção do Lancer Evolution X estava com os dias contados, e não havia previsão de um sucessor para ele. Será o fim uma linhagem criada em 1993, quando o primeiro Lancer Evolution começou a ser vendido no mercado japonês, a fim de homologá-lo para a disputa do WRC, o mundial de rali. Foi com esse carro que a marca dos três diamantes difundiu a sua imagem de robustez e alto desempenho ao redor do mundo.

Embora não tenham ajuste de altura, os bancos Recaro oferecem ótimo apoio para o corpo dos ocupantes

No Brasil, a Mitsubishi decidiu marcar o fim da linha do Evo X de maneira animada, e lançou uma edição limitada a 90 unidades do sedã, preparada por John Easton, ex-piloto do WRC.

Antes de falar da novidade, no entanto, é justo lembrar porque o Lancer Evolution tornou-se tão famoso. Apesar das atualizações e aprimoramentos constantes, a receita que consagrou o modelo permaneceu inalterada ao longo de sua história: carroceria sedã, tração integral, motor 2.0 16V turbo e câmbio com marchas curtas — característica dos veículos usados em ralis de velocidade, nos quais a capacidade de retomar velocidade é muito mais importante que a máxima. E a combinação de visual de competição com altíssimo desempenho, além de uma surpreendente versatilidade para o uso diário, faz do Lancer Evolution um veículo com poucos rivais diretos.

O visual interno do Lancer Evolution X não é dos mais modernos, mas é bem acabadoc

Como é possível notar nas fotos, o Lancer Evolution X John Easton recebeu modificações discretas e pontuais em relação ao modelo 2014: as rodas passaram a contar com pintura preta fosca, enquanto a grade frontal recebeu detalhe na cor vermelha em seu interior. Felizmente, segundo a fabricante, as modificações foram mais profundas no motor. 
Após reajustar os parâmetros de injeção de combustível, do ponto de ignição (quando as velas iniciam a queima nas câmaras de combustão) e da pressão do turbo, o motor 4B11T teve a sua potência elevada de 295 cv a 6.500 rpm e 37,3 mkgf a 3.500 rpm para 340 cv e 48 mkgf.

Não importa o ângulo, o Lancer Evolution X John Easton esbanja esportividade no design

Durante a apresentação do modelo de edição limitada à imprensa nacional, John Easton informou que também foram realizadas melhorias no câmbio de dupla embreagem nas arrancadas, um dos pontos mais criticados por alguns proprietários do Lancer Evolution X. “Liberamos mais torque na primeira e na segunda marchas para melhorar a aceleração. Foi um proceso trabalhoso, pois também tivemos que tomar cuidado para não diminuir a vida útil das embreagens”, explicou o ex-piloto e preparador.

O quadro de instrumentos tem fácil leitura. O motor atinge 7.600 rpm antes do corte  da injeção de combustível

Na pista, a principal diferença do Evo X John Easton em relação ao convencional surgiu nas retomadas. Enquanto o Lancer original precisou de 6s5 para ir de 40 km/h a 100 km/h, de 5s5 na prova de 60 km/h a 120 km/h e de 4s para retomar de 80 km/h a 120 km/h, a versão preparada realizou as mesmas provas em 4s4, 5s3 e 3s6, respectivamente. Já na aceleração de 0 a 100 km/h, a diferença foi menor: diminuiu de 6s para 5s8. A maior virtude do Lancer Evolution X John Easton, porém, não surge em linha reta.

As rodas BBS de 18” usam pneus 245/40. Os freios são da Brembo

Com respostas do acelerador mais rápidas, a dirigibilidade melhorou consideravelmente em saídas de curva. E embora nenhuma mudança tenha sido realizada nos freios, na suspensão ou nos pneus, a estabilidade e a previsibilidade das respostas da direção do sedã impressionam, mesmo quando provocado além do limite — como nas fotos que ilustram esta reportagem.

A asa traseira contribui para a estabilidade em altas velocidades do Lancer

Apesar da direção “arisca” devido às respostas mais rápidas, o Mitsubishi Lancer X John Easton é um carro fácil de guiar e incrivelmente estável. Isso o torna divertido e agradável até para os aspirantes a pilotos, já que o modelo inspira muita confiança.

A asa traseira contribui para a estabilidade em altas velocidades do Lancer

Por R$ 219.900, o Lancer Evolution X John Easton não pode ser considerado uma pechincha, embora a sua lista de equipamentos de série seja ampla para um modelo originalmente concebido para proporcionar o máximo em termos de esportividade. A relação contempla faróis de xenônio, 7 airbags, navegador por GPS, entre outros. Ele tem personalidade nervosa e, ao mesmo tempo, divertida, o que o torna ideal para momentos de descontração. O Lancer Evo X deixará saudades.

A série limitada a 90 unidades tem rodas escuras e detalhe vermelho na grade

Ficha técnica

Motor  4 cil.; dianteiro; transversal; gasolina
Vel. máxima:  242 km/h
Aceleração (0 a 100 km/h):   5s8
Cilindrada:   1.998 cm3
Potência:   340 cv
Torque:   48,0 mkgf
Câmbio:    Dup. embr.  I  6 marchas
Tração:   Integral
Rodas:   Alumínio, forjadas 18” 
Susp. dianteira:    McPherson 
Susp. traseira:  Multibraço

Prova de equilíbrio: mesmo nas manobras mais ariscas, a carroceria inclina pouco

Share This