Para quem acompanha a vida dos integrantes da família real britânica, a pequena ilha de Anglesey, no País de Gales, é conhecida por ter sido a base onde o príncipe William atuou como piloto de helicóptero de salvamento, durante o serviço militar. 

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Além do morador ilustre, Anglesey é conhecida por suas criações de ovinos e pelo vento constante. Mas, para quem gosta de dirigir, a atração são as estradas sinuosas, que cortam paisagens montanhosas, proporcionando um visual deslumbrante. E como é típico na Grã-Bretanha, essas estradas são estreitas. Principalmente para um modelo com 1,94 m de largura, como é o caso do Bentley Continental GT3-R. Detalhe: sem incluir os retrovisores. 

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Bentley Continental GT3-R

Esse modelo, vale lembrar, é a versão de rua do GT3, que representa a Bentley nas provas do Mundial de Endurance. Com produção limitada a 300 unidades, esse Continental passou por modificações que proporcionaram uma significativa redução de 100 kg no peso. Mesmo assim, o tradicional padrão de requinte da marca não foi esquecido, e o cupê exibe acabamento de primeira, com direito a revestimento interno de couro e Alcantara, com detalhes de fibra de carbono e adornos verdes (essa era a cor dos carros britânicos nos primórdios da F1) além de bancos (o carro oferece apenas dois) com ajustes elétricos, por exemplo. Atrás, a área que seria ocupada pelo banco pode acomodar pequenos volumes. Ninguém vai sentir falta.

O circuito Anglesey (ou Trac Môn, no dialeto galês) possui quatro configurações e extensão total de 3,4 km. Como curiosidade, uma de suas retas leva o nome do único piloto daquele país a disputar a Fórmula 1, Tom Pryce. O traçado principal, utilizado em competições internacionais, possui 11 curvas. E foi esse o selecionado para a nossa avaliação. 
Voltando ao carro, não é preciso muito tempo para constatar que se trata de um veículo especial. “Para ser um legítimo Bentley, o GT3-R tinha de ser o GT derivado de competição mais luxuoso de todos os tempos”, afirmou Wolfgang Dürheimer, presidente da Bentley, no lançamento do modelo. A cabine, como já foi descrito, cumpre, de fato, o objetivo de apresentar muito luxo. Mas, e a parte mecânica? 

Esportivo tem motor V8 biturbo de 572 cv

Ao abrir o capô, você se depara com um poderoso V8 de 4,0 litros biturbo, capaz de produzir 572 cv a 6.000 rpm e 71,4 mkgf a 1.700 rpm. Tem mais: graças ao overboost, potência e torque podem chegar a 600 cv e 76,5 mkgf, respectivamente, durante 15s — no caso de uma ultrapassagem ou outra manobra de emergência.

Esse motor trabalha em conjunto com um câmbio automático de 8 marchas (que pode ser acionado manualmente por meio de duas enormes aletas junto ao volante). E o principal: a tração é integral, com distribuição da potência para os eixos controlada eletronicamente. 

Segundo a fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 3s6

Na pista, o GT3-R impressiona não só pelo belíssimo som emitido pelas quatro saídas de escapamento (todo o sistema foi desenvolvido pela renomada Akropovic), mas, principalmente, pelo comportamento impecável do modelo. Nas curvas mais rápidas, podemos avaliar o sistema de vetorização de torque, que distribui a força do motor para cada roda, de acordo com a solicitação do momento. Ou seja, é praticamente impossível perder o controle do carro, mesmo acelerando forte.

Como se não bastasse, esse Continental conta com suspensão independente nas quatro rodas e sistema pneumático, que mantém a altura da carroceria em relação ao solo constante e minimiza as inclinações nas curvas, contribuindo ainda mais para a já ótima estabilidade do carro.

O acabamento interno mescla couro, alcantara e fibra de carbono

Após algumas voltas por Anglesey, é possível sentir-se tão à vontade a bordo do Continental GT3-R que consigo até apreciar a linda paisagem  do Mar da Irlanda ao acelerar em uma das retas. O difícil é escolher qual o cenário mais belo: o quadro de instrumentos com os ponteiros do velocímetro e do conta-giros trabalhando a todo vapor ou o litoral da ilha. Para resolver a questão, escolho alternar a cada volta.

O aspecto negativo de acelerar um carro tão possante e equilibrado em um circuito relativamente curto como o galês é que a experiência acaba sendo muito rápida. Assim, 11 voltas depois (o que acabou demorando cerca de 20 minutos, apenas), tive de reduzir e recolher de volta aos boxes.

Ao sair do GT3-R, meu sorriso de satisfação foi a melhor resposta a qualquer indagação que o pessoal da Bentley poderia ter. Não sei a opinião do Duque de Cambridge, mas esse playground é a melhor atração da ilha, sem dúvida!   

FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, longitudinal, V8, biturbo, gasolina
Vel. máxima (km/h): 304
Aceleração (0 a 100 km/h): 3s6
Cilindrada: 3.992 cm3
Potência: 572 cv
Torque: 71,4 mkgf
Câmbio: Automático sequencial, 8 marchas 
Tração: Integral, permanente
Rodas: Liga leve forjadas, 21” 
Susp. dianteira: Multibraço 
Susp. traseira: Multibraço

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