Seguindo uma estratégia que não é nova no mercado brasileiro, a Chevrolet lançou a versão aventureira do seu modelo familiar, o Spin, que foi exibida pela primeira vez no Salão do Automóvel. Batizado de Activ, o modelo aposta no estilo e em alterações mecânicas sutis para não só obter boas vendas, como para reforçar a vantagem que o Spin já possui na liderança de sua categoria.
O estilo off-road do Spin Activ se faz notar ao primeiro olhar. Começando pelo estepe instalado na tampa do porta-malas. Proteções de plástico cinza nos para-choques e nas soleiras das portas, com detalhes prateados reforçam a imagem “aventureira” do modelo. Por fim, o rack de teto e estribos exclusivos, que trazem a inscrição Activ completam o visual.
Mecanicamente, a suspensão foi elevada em 8 mm, e o câmbio foi adequado para compensar as rodas de maior diâmetro (aro 16’’). Por dentro, o acabamento escuro, associado ao revestimento de couro do volante e ao tecido dos bancos com grafismos exclusivos, criam um ambiente mais atraente ao público mais jovem.
Sob o capô, o Activ traz o conhecido motor 1.8 de 4 cilindros de 108 cv dos demais Spin. Na prova de aceleração, praticamente não houve mudanças em relação à versão convencional, mas percebe-se uma leve tendência de a carroceria rolar mais em curvas. Todavia, o trabalho da suspensão proporciona boa dose de conforto na hora de superar obstáculos. O destaque vai para a segunda geração do câmbio automático de 6 marchas, cujo funcionamento é bem suave.
Disponível por R$ 62.060 na versão manual e R$ 65.860 na automática, o Spin Activ já vem bem equipado de série, com ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico e sistema multimídia MyLink.
Esse mesmo nível de equipamentos pode ser encontrado no rival Nissan Livina X-Gear, que conta com um desempenho um pouco melhor e custa R$ 56.890. O modelo da marca japonesa, porém, tem visual defasado e deve sair de cena em breve. Na Fiat, o Idea Adventure Dualogic também vem completo e ainda dispõe do sistema Locker, custando R$ 63.802, mas é bem menor. Assim, por falta de concorrentes diretos, o Spin Activ não deverá enfrentar muitos problemas para se destacar no mercado.
Dados de fábrica
Velocidade máxima (km/h): 168
Motor disposição/número de válvulas: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8V
Cilindrada (cm³): 1.796
Potência (cv): 106 (G)/108 (E) a 5.400 rpm
Torque (mkgf): 16,4 (G)/17,1 (E) a 3.200 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): Independente/eixo de torção
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg): 1.316/450
Diâmetro de giro (m) (esq./dir.): 10,9/10,9
Porta-malas (litros): 710
Tanque de combustível (litros): 53
Pneus (veículo testado): Pirelli Scorpion ATR 205/60 R16
Comprimento/largura/altura (mm): 4.424/1.735/1.672
Entre-eixos (mm): 2.620
Nossas medições
0-40 km/h (m): 2s9 (17,8)
0-60 km/h (m): 5s2 (50,3)
0-80 km/h (m): 8s7 (117,5)
0-100 km/h (m): 13s0 (226,5)
0-120 km/h (m): 19s7 (429,7)
Retomadas
40-100 km/h em Drive: 10s8
60-120 km/h em Drive: 16s0
80-120 km/h em Drive: 12s1