Procura por carros blindados cresce 21% ao ano

Com a violência assolando os grandes centros urbanos, a procura por carros blindados cresce a uma taxa de 21% ao ano, segundo dados da Steel Blindagens.

Para quem não tem condições de adquirir um carro novo com esse tipo de proteção, uma alternativa pode ser partir para um seminovo blindado. Vale destacar, contudo, que o peso extra da blindagem acelera o desgaste de itens como a suspensão e freios. Por isso é recomendável que um carro blindado passe por manutenções preventivas a cada 10.000 km.

Confira abaixo 10 dicas elaboradas pela Steel Blindagens para comprar um seminovo blindado com segurança:

1 – Veja se o carro tem a documentação da empresa blindadora que fez a blindagem e se ela está regularizada, conforme as leis vigentes. Fazer uma pesquisa de praxe em sites de reclamação também é importante e sempre recomendável.

2 – Verifique se no Certificado de registro de veículo (CRLV) consta a informação “modificado blindagem”. Sem essa informação, nenhuma seguradora poderá fazer o seguro do veículo que é considerado ilegal e pode ser apreendido. 

3 – O comprador deve exigir da blindadora a autorização emitida pelo Exército no ano vigente. 

4 – Peça ao vendedor que seja feito um laudo técnico da blindagem em data recente, onde são verificadas as condições da blindagem e as partes internas que poderão causar problemas eventualmente. 

5 – Procure comprar um modelo com câmbio automático, para não correr o risco do carro “morrer” em uma possível fuga. Na hora de testar o veículo antes da compra, verifique se o câmbio faz as trocas de marcha corretamente, sem trancos ou barulhos. 

6 – Os vidros elétricos devem ser testados cuidadosamente, pois com a blindagem eles ficam mais pesados e, se o maquinário não for adequado, pode causar quebra. O mesmo vale para os vidros, que devem estar em boa aparência e sem trincas ou delaminação

7 – Um carro blindado pode pesar até 230 kg a mais. Por isso é essencial verificar a suspensão do veículo, pois ela é a que mais sofre com todo esse peso. Com os vidros abertos e em local silencioso, verifique se não existem rangidos ou barulhos na suspensão, bem como o alinhamento e balanceamento como de praxe.

8 – Verifique o estado dos pneus que não devem ter bolhas ou marcas de reparo e se eles estão em boas condições. Os pneus de carros blindados são especiais e levam uma cinta metálica que proteção que permite a rodagem mesmo com o pneu furado.

9 – Verifique o alinhamento da carroceria no capô, nas portas, e todos os componentes do carro. Da mesma forma veja se as peças móveis como portas e capô fecham de maneira perfeita e com alinhamento. Peças desalinhadas podem significar manutenção deficiente.

10 – Verifique ainda se o ar-condicionado está funcionando em perfeitas condições, pois o ideal para um carro blindado é que circule sempre com os vidros fechados. 

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This