Último dia de 2013 nada mais justo do que rever os carros mais importantes lançados neste ano. Para isso a equipe da Revista Carro e do Carro Online elegeu as 10 principais novidades que chegaram às lojas. Confira abaixo quais são esses modelos incluindo os preços e versões de cada um. Lembrando que não consideramos os veículos que sofreram apenas facelift, troca de motorização ou procedência. Confira: 

Audi A3

Audi A3

Em junho e julho, foi marcado pela estreia da nova geração do Audi A3, nas confirgurações Sport 2 portas com motor 1.8 TFSI de 180 cv, tabelado em R$ 115.800, e Sportback 4 portas, que é oferecido nas opções Attraction 1.4 TFSI de 122 cv (R$ 94.700) e Ambition 1.8 TFSI (R$ 124.300). Somam a favor do modelo os avanços mecânicos, em especial no propulsor 1.8, a ótima dinâmica e o bom nível de acabamento. 

Chevrolet Prisma

Chevrolet Prisma

Construído sobre a plataforma GSV (Global Small Vehicle), a nova geração do Prisma foi lançada em março deste ano com motores 1.0 e 1.4. A configuração de entrada do modelo, a 1.0 LT, parte de R$ 36.390. Já as versões 1.4 LT e LTZ, respectivamente, R$ 40.490 e R$ 47.690. O modelo se destacou pelo bom acabamento para a categoria e os equipamentos disponíveis. É uma boa opção dentro do segmento. 

Chevrolet Tracker

Chevrolet Tracker

Em outubro foi a vez do Chevrolet Tracker ganhar as concessionárias da marca. O rival para as versões top de linha de Ford EcoSport e Renault Duster chegou com apenas uma opção de motor, no caso o 1.8 16V de 144 cv. Com câmbio manual (5 marchas), ele está disponível na versão Freeride por R$ 67.690. Já quem prefere a transmissão automática (6 velocidades) pode optar pelo LTZ, que parte de R$ 73.290 com rodas aro 18”, airbag duplo, sistema MyLink entre outros. Com teto solar e airbag lateral, no catálogo LTZ 2, o preço sobe para R$ 76.790. Ele se destaca pela estabilidade ao rodar e a suspensão bem acertada, além do bom acabamento e espaço interno, porém fica devendo os importantes controles de estabilidade e tração. 

Citroën C4 Lounge

Citroën C4 Lounge

Substituto do C4 Pallas, o C4 Lounge estreou em agosto e contou com desenvolvimento conjunto de equipes da Citroën na França, China e América Latina para melhor se adequar aos diferentes mercados onde o sedã é vendido. O C4 Lounge é oferecido com o motor 2.0 16V flex de 151 cv nas versões Origine (R$ 59.990 manual), Tendance (R$ 62.490 manual) e Exclusive (R$ 72.490 automático 6 marchas). Além do 2.0, o sedã está disponível com o 1.6 THP (turbo e injeção direta) de 165 cv por R$ 77.990 com câmbio automático. Destacam-se no modelo o bom custo-benefício e a suspensão muito bem acertada. 

Ford Focus

Ford Focus

Além do Tracker, outubro contou com mais um lançamento importante, dessa vez a terceira geração do Ford Focus nas carroceria sedã e, um mês depois, o hatch. O três volume é oferecido somente com motor 2.0 16V de 178 cv e câmbio de dupla embreagem 6 marchas. Suas versões variam de R$ 69.990 (S 2.0 PowerShift) a R$ 89.990 (Titanium Plus PowerShift). Já o hatch tem a opção do motor 1.6 16V de 135 cv, além do 2.0, e os câmbios manual de 5 marchas e o de dupla embreagem. O preço do Focus hatch parte de R$ 60.990 (S 1.6 manual) e pode chegar a até R$ 87.990 (Titanium Plus 2.0 PowerShift). A favor do modelo pesam o bom nível de tecnologia a bordo disponível em equipamentos como a central multimídia com comandos de voz, assistente de estacionamento, dentre outros; o acabamento bem executado e a ótima dirigibilidade. 

Mercedes-Benz Classe A

Mercedes-Benz Classe A

Aquele antigo Classe A monovolume se transformou em um hatch médio com 4,29 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,43 m de altura. Com motor 1.6 16V turbo de 156 cv e injeção direta, o A 200 Turbo foi lançado em maio nas versões Style (R$ 106.500) e Urban (R$ 116.500), sendo que a mais cara conta com diferenciais como as rodas de liga leve aro 17”, faróis de xênon, sistema de som Audio 20, dentre outros. A importância do modelo está em marcar a entrada da Mercedes-Benz no disputado segmento dos hatches médios de luxo. E ele veio para agitar a concorrência!

Nissan Sentra

Nissan Sentra

Em novembro também foi a vez da Nissan com o novo Sentra. Na nova geração o modelo ficou mais espaçoso no interior e o peso foi reduzido em 33 kg comparado ao anterior. A versão 2.0 S custa R$ 60.990 e a intermediária 2.0 SV é tabelada em R$ 65.990. Já o top de linha SL custa R$ 71.990 e traz volante multifunção, sistema de navegação com tela sensível ao toque, câmera de ré, 6 airbags, dentre outros. O motor 2.0 16V entrega 140 cv e 20 kgfm de torque. Em um dos segmentos mais competitivos do mercado, o de sedãs médios, o Sentra chega com bom custo-benefício e espera aumentar sua participação na categoria. 

Peugeot 208

Peugeot 208

Em abril acompanhamos o lançamento do Peugeot 208. Sob o capô ele traz como opções o 1.6 16V de 122 cv e o 1.5 8V de 93 cv. Em sua versão de entrada Active 1.5 manual ele custa R$ 39.900. Já o Allure, intermediário e com a mesma motorização e câmbio, mas acrescentando na lista de itens de série a central multimídia com navegador e teto panorâmico, sai por R$ 46.990. O top de linha Griffe é oferecido por R$ 52.390 com câmbio manual e por R$ 55.990 com caixa automática de 4 velocidades. Ao lado do Citroën C3, a novidade se destaca pelo bom custo-benefício dentro do segmento, no qual também figuram o Hyundai HB20, Fiat Punto e Ford New Fiesta. 

Renault Logan

Renault Logan

Praticamente fechando o ano, a Renault lançou em dezembro a segunda geração do Logan. Além da nova plataforma, o sedã ganhou uma importante melhora no visual. O modelo conta com quatro versões, a mais barata Authentique 1.0, que parte de R$ 28.990, a intermediária Expression 1.0, que traz ar quente, vidros dianteiros e travas elétricas por R$ 33.390, a Expression 1.6 de R$ 39.440 e a top de linha Dynamique 1.6 8V de R$ 42.100. Como já ocorria na geração anterior, o Logan manteve a ótima aposta no custo-benefício e melhorou no design, um ponto em que ele deixava a desejar. Com isso, ficou mais atraente e ainda mais competitivo.  

Volkswagen Novo Golf

Volkswagen Novo Golf

Ao lado do Focus, o Volkswagen Golf sempre foi um dos modelos mais vendidos e uma das referências entre os hatches médios. A sétima geração chega ao Brasil importada da Alemanha com duas opções de motor, ambas somente a gasolina. O 1.4 TSI (turbo e injeção direta) de 140 cv está disponível na versão Highline, com câmbio manual de 6 marchas por R$ 67.990 ou o de dupla embreagem e 7 velocidades por R$ 74.990. Já o 2.0 TSI de 220 cv é exclusivo da versão esportiva GTI (R$ 94.990), que é oferecida somente com o câmbio DSG de 6 marchas. Ambos ótimas opções no segmento. 

Share This