VW mostra Atlas, o maior SUV da marca

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
28/10/2016 12:39

A Volkswagen revelou nesta sexta-feira (28) o inédito Atlas, um SUV grande, de sete lugares, feito para atender mercados como o americano e o chinês. O SUV será feito nos dois países na plataforma MQB com opções de motores 2.0 TSI e 3.6 V6.

Volkswagen Atlas será vendido nos Estados Unidos, China, Rússia e Oriente Médio

Apesar de a Volkswagen afirmar que o Atlas é um "mid-size SUV" (SUV médio) para os americanos, ele tem dimensões maiores do que as do Touareg, até ontem o maior utilitário vendido pela marca no mundo. São 5,03 m de comprimento, 1,97 m de largura e 1,76 m de altura (tais medidas no Touareg são 4,79 m, 1,94 m e 1,70 m, respectivamente). A definição como médio é justificada pela concorrência com os grandalhões tipicamente americanos como os Chevrolet Tahoe e Suburban, com seus 5,19 m e 5,69 m de comprimento, respectivamente. 

Mas mesmo sendo maior que o Touareg, a companhia explica que o Atlas será posicionado abaixo dele e acima do Tiguan, como uma alternativa intermediária em preço aos consumidores americanos e chineses. 

Apesar de ser maior que Touareg, Atlas será posicionado abaixo dele na gama de SUVs

Quanto ao design, o Atlas emprega as características que conhecemos nos últimos conceitos de SUV que a VW mostrou (como os T-Cross, Crossblue e T-Prime). A principal delas é o aspecto mais quadrado da frente, transmitindo mais robustez. O faróis são maiores e não invadem laterais, tampouco capô, e possuem assinatura de LED. O capô, longo, e esculpido por quatro vincos. A silhueta lateral é típica de SUVs e a traseira, sóbria, com lanternas horizontais.

Como era de se imaginar, o SUV é capaz de levar até sete adultos mais suas bagagens. Entre as tecnologias de destaque estão os assistentes de condução, como piloto automático adaptativo, frenagem emergencial, alerta de ponto cego e tráfego traseiro, manutenção à faixa e park assist. 

Design da novidade é bastante contido, transmitido robustez

Sob o capô, há duas opções de motorização par ao Atlas: uma 2.0 TSI de 238 cv ou uma 3.6 V6 de 280 cv. Ambas trabalham com uma transmissão automática de oito marchas com opções de tração dianteira ou integral (esta última exclusiva para o motor V6).

Além dos Estados Unidos e China, a Volkswagen também vai oferecer o Atlas na Rússia e Oriente Médio a partir do final de 2017. 

Interior é aparentemente refinado