VW confirma crossover menor que T-Cross para 2020

GUSTAVO DE SÁ
de São Paulo (SP)
10/04/2018 01:17

Fim do mistério. A Volkswagen do Brasil confirmou publicamente o desenvolvimento de um SUV/crossover a ser posicionado abaixo do futuro T-Cross, que tem produção confirmada para o primeiro semestre de 2019. A revelação foi feita pelo 1° vice-presidente executivo da Volkswagen para a Região América do Sul (SAM), Thomas Owsianski, durante o evento de lançamento do Tiguan Allspace, nesta segunda-feira (9).

O inédito modelo faz parte do plano da Volkswagen de lançar 5 SUVs no mercado brasileiro até 2020. O primeiro deles é o Tiguan, que estreia nas lojas este mês, seguido do Volkswagen T-Cross (compacto) e do Atlas/Teramont (grande) em 2019. Para 2020, as novidades serão o inédito modelo de entrada (crossover) e o Tarek (médio). 

Em conversa com jornalistas, o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Pablo Di Si, sinalizou que o novo crossover terá produção nacional. “[Esse modelo] está entre os 20 lançamentos programados até 2020 e será feito no Brasil”, revelou. 

Na apresentação da chamada “ofensiva de SUVs”, a Volkswagen deu pistas de como o novo modelo será posicionado. Segundo a própria empresa mostrou (veja na fotos), os rivais deverão ser Chevrolet Onix Activ, Hyundai HB20X e Honda WR-V (embora este último esteja posicionado um degrau acima em relação aos demais).

Ainda resta dúvida sobre qual plataforma o novo crossover será fabricado. Rumores apontam que ele utilizaria a base do up!, como no conceito Taigun, mostrado no Salão de São Paulo de 2012. Porte e visual poderiam seguir o protótipo da mostra paulistana, com evoluções estéticas dos mais recentes lançamentos. O motor, como no Taigun, seria o mesmo 1.0 TSI do up!. 

Já o T-Cross, feito na base MQB de Polo e Virtus, irá concorrer com Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Nissan Kicks, entre outros. O modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR) e tem estreia confirmada para o primeiro semestre de 2019.