VW atinge marca histórica e confirma SUV e picape

GUSTAVO DE SÁ
De Taubaté (SP)
05/07/2017 16:35

A Volkswagen do Brasil reuniu imprensa, fãs da marca e colaboradores da fábrica de Taubaté (SP) na manhã desta quarta-feira (5) para celebrar a marca de 8 milhões de unidades produzidas do Gol. Além do marco histórico, a empresa confirmou o desenvolvimento de dois novos produtos: um SUV compacto e uma picape, ambos baseados na plataforma MQB.

O Gol deixará de ser fabricado na unidade de São Bernardo do Campo (SP) no fim deste mês e passará a ser feito exclusivamente na fábrica de Taubaté.

A medida tem como objetivo abrir espaço na linha de montagem de São Bernardo para a nova geração do Polo (que chegará ao mercado brasileiro no último trimestre e já está sendo produzida em São Bernardo) e o inédito sedã Virtus (que será lançado no primeiro semestre de 2018).

A Saveiro continuará a ser fabricada em São Bernardo do Campo. A unidade fabril de Taubaté, por sua vez, mantém a produção de up!, Gol e Voyage.

Novos SUV e picape

Em entrevista à imprensa, o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, David Powels, confirmou o desenvolvimento de dois novos produtos baseados na plataforma MQB: um SUV compacto e uma picape.

"Estamos iniciando uma nova fase no Brasil, com o reposicionamento da nossa marca", afirmou.

De acordo com Powels, o SUV chegará ao mercado brasileiro em até 2 anos. O modelo terá desenho inspirado no protótipo T-Cross Breeze, revelado no último Salão do Automóvel de São Paulo, e irá concorrer com Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta e Ford EcoSport, entre outros.

Já a picape não teve prazo de lançamento e outras especificações adiantadas pelo executivo. O que se sabe é que a Saveiro continuará em linha e que o novo utilitário deverá ter porte semelhante à Fiat Toro, sendo posicionado dentro da gama Volkswagen entre a picape derivada do Gol e a Amarok.

E o Fox?

Com a chegada do Polo, a linha de hatches da Volkswagen será composta por cinco modelos: up!, Gol, Fox, Polo e Golf. De acordo com Powels, o Fox não sairá de linha após a estreia do Polo. Entretanto, o modelo terá a gama de versões e motores enxugada.