Um visual de xenônio dentro da lei

MOTORPRESS BRAND
Área de projetos especiais da Motorpress
05/10/2016 18:18

"Muitos têm receio de trocar a lâmpada dos faróis por modelos mais sofisticados, que emitem mais luz ou trazem alguma coloração. No entanto, quando o proprietário do veículo opta por marcas renomadas a substituição é benéfica, contribuindo também com a segurança". O dono desta afirmação é o assessor de Comunicação e membro da Polícia Rodoviária Federal de São Paulo, Ricardo De Paula.

A percepção de Ricardo tem fundamento; a Philips Automotiva, com mais de 100 anos de experiência, desenvolve tecnologias avançadas quando se trata de iluminação automotiva. A novidade para o mercado nacional, a CrystalVision ultra, é um exemplo. Isso porque é uma lâmpada halógena de estilo que atende à legislação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), reforçando a luz branca e o visual azulado dos faróis, com o chamado efeito xênon extra para as versões H4 e H7.

Fernando Rico trocou as lâmpadas de seu Tucson por CrystalVision da Philips

A nova CrystalVision ultra é a proposta da empresa para os motoristas que procuram dar um estilo mais marcante nos faróis do automóvel. O consultor de vendas Fernando Rico (foto abaixo), proprietário de uma Hyundai Tucson, ao decidir substituir a lâmpada do seu veículo optou pela novidade da Philips. A sugestão para a instalação da CrystalVision ultra foi de Leandro Tedros, proprietário da loja Casa das Lanternas, localizada em São Caetano do Sul (SP).

"Ofereço a CrystalVision ultra pela qualidade, luminosidade e porque se trata de um bom custo benefício para os meus clientes, já que a lâmpada, além de legalizada, traz o efeito do xênon por um preço bastante acessível. E como a instalação é simplificada, o resultado é imediato", afirma Tedros.

Após rodar alguns dias com seu automóvel dotado da nova CrystalVision ultra, Rico conta que a estética do carro mudou, chamando muito mais atenção em períodos noturnos. "Já rodei com o kit de conversão de xênon quando era regularizado e sempre via outros motoristas dando farol alto porque causava o ofuscamento e agora isso não acontece mais, ou seja, tenho uma lâmpada que traz mais estilo para o meu veículo e é legalizada", afirmou. 

Lâmpada CrystalVision Ultra dá efeito xênon ao conjunto óptico

Para entender um pouco mais sobre a influência da luz branca nos faróis, conversamos com o oftalmologista Luiz Carlos Portes, membro titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, "quando comparada com a luz amarela, a coloração branca desperta mais a atenção em um trânsito, por exemplo, de outros condutores e pedestres", diz. 

Sven Schellinger*A temperatura de cor da nova linha comprova a afirmação do especialista, já que as lâmpadas da linha CrystalVision ultra oferecem luz de até 4.300 K, sendo que a lâmpada convencional do carro tem em média 3.200 K. Aferida em kelvins, a temperatura de cor mede o quão "branco" é a cor da luz, ou seja, quanto maior o valor, mais azulada ela será.
 
Atendendo ao Contran e aprovada pelo Inmetro, a CrystalVision ultra da Philips é uma solução  legal para uma grande quantidade de pessoas que gostam do efeito moderno das lâmpadas brancas. De Paula ainda afirma que a Polícia Rodoviária Federal de São Paulo já recebeu treinamentos, inclusive oferecidos pela Philips e tem conhecimento de que a CrystalVision ultra é uma lâmpada certificada e que atende às normas do Conselho Nacional de Trânsito.

Ao mudar as lâmpadas do farol com a nova CrystalVision ultra é indicado também trocar as luzes das lanternas do automóvel (luz de posição) para harmonizar o visual, por isso cada embalagem da nova lâmpada CrystalVision ultra da Philips traz um par de cada para deixar o seu automóvel com olhar renovado e com muito mais estilo.

*Sven Schellinger é o "Dr. Farol", especialista em lâmpadas automotivas da Philips