Toyota apresenta Prius Flex híbrido no Brasil

EDISON RAGASSI
de São Paulo (SP)
19/03/2018 15:11

Em São Paulo, na Escola Politécnica da USP, a Toyota apresentou o Prius Flex. O modelo é o veículo híbrido mais vendido do mundo. Agora a empresa japonesa inicia os testes do carro que tem um motor elétrico e outro a combustão movido a gasolina, e passa a aceitar também o etanol ou a mistura dos dois em qualquer proporção. Os testes com o protótipo haviam sido oficializados pela Toyota em janeiro.

Ele foi desenvolvido no Japão em parceria com a engenharia da Toyota brasileira. A expectativa é de que em breve este carro será feito no Brasil. Em princípio o desenvolvimento do Prius Flex iniciou em 2015. Com o protótipo pronto, eles agora estão a caminho de  Brasília, uma viagem teste  num trajeto aproximado de 1.500 km. As informações obtidas serão importantes para o desenvolvimento do motor.

Comparado ao Prius movido à gasolina, as alterações feitas são na calibração do motor e componentes que entram em contato com o Etanol, combustível mais corrosivo que a gasolina. Outros componentes, como os bicos injetores com aquecimento são os utilizados no Corolla. 

A Toyota ainda aguarda a definição do regime automotivo Rota 2030 para divulgar o cronograma de desenvolvimento e estratégias de lançamento do modelo. Em principio não será este ano.