Toyota anuncia Yaris e novidades para o Brasil

FERNANDO NACCARI
De Porto Feliz (SP)
27/09/2017 11:57

Nesta segunda-feira (25), a Toyota do Brasil anunciou que um novo veículo será fabricado no Brasil a partir do segundo semestre de 2018, o Yaris. No entanto, a novidade deverá chegar aos novos clientes somente no primeiro trimestre de 2019.

Para que isso se torne realidade, a fabricante anunciou que fará um investimento pesado em terras Tupiniquins, com 1 bilhão de reais destinados à fábrica de Sorocaba (que produzirá o Yaris nacional) e outros R$ 600 milhões destinados à fábrica de motores de Porto Feliz/SP, que com pouco mais de um ano de vida, aumentará sua capacidade de produção de 108 mil para 174 mil motores/ano.

Atualmente, a fábrica é responsável por produzir os motores 1.3 e 1.5 do Etios e, com o crescimento da produção, fabricará também os motores que equipam o Corolla. Na coletiva oficial, não foram divulgadas informações que dessem indícios de quais motores equiparão o Yaris, mas não devem fugir desta gama.

Por falar em Corolla, a fabricante divulgou que faltam poucos detalhes para iniciarem a exportação de seu sedã líder de mercado para outros países da América do Sul, como a Colômbia. Vale lembrar que o modelo já é enviado para outros países do continente ao lado do Etios (hatch e sedã), que vai para Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras.

Yaris será nacional

O Yaris brasileiro beberá da fonte tailandêsa, mas segundo o CEO da Toyota, será um modelo 100% nacional. “Projetos estimulantes como este só podem acontecer quando todos trabalham juntos, dividindo o mesmo sonho. É por isso que eu gostaria de agradecer ao governo, sindicatos, aos nossos colaboradores, fornecedores, concessionários e, finalmente, aos nossos clientes. A confiança depositada em nós, sua parceria e comprometimento contribuíram para que este investimento do novo Yaris se tornasse realidade. Juntos, estamos crescendo de forma sustentável, aumentando nosso portfólio, visando a um futuro brilhante do Brasil”, afirma Steve St.Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina.

Prius híbrido flex?

O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, foi questionado se com esta grande evolução na produção de motores, haveria a possibilidade do híbrido Prius receber um upgrade e ter o à combustão flexível em combustível, mas limitou-se a dizer que isso é apenas um sonho, sem negar a hipótese.