Tira-dúvidas: Função do spoiler e pegar no tranco

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
24/02/2017 10:45

Todo mês na revista CARRO o consultor técnico Bob Sharp responde às dúvidas dos leitores sobre tudo que cerca o universo do automóvel. Veja abaixo uma seleção delas:

Spoiler do Uno serve para jogar o ar para as laterais

Dúvida: Na CARRO de outubro de 2016, o teste do Fiat Uno 1.0 6V menciona uma solução aerodinâmica que consiste num defletor abaixo do para-choque frontal, como parte da estratégia da Fiat para reduzir o consumo do carro. Na edição de dezembro de 2016, o teste do GM Cruze Sport6 também menciona o “para-choque dianteiro com defletor integrado”, mostrado na foto que acompanha a matéria, como no citado caso do Uno. Como esse defletor sob o para-choque dianteiro pode influenciar na aerodinâmica do carro para resultar em uma esperada economia de combustível? 
Ricardo de Azevedo (Catanduva, SP)

RESPOSTA: Em inglês, o defletor se chama spoiler, que significa perturbador, desmancha-prazeres. Ele justamente “estraga” o fluxo de ar sob o carro desviando-o para as laterais. Desse modo, evita-se a turbulência de ar sob o veículo que só faz aumentar a resistência aerodinâmica, que por sua vez eleva o consumo. O efeito é inverso ao ser promovido por canalização do ar a partir da dianteira e fazê-lo passar sob o carro, que para isso tem de ter o fundo o mais liso possível, para, na traseira do carro, o ar ser acelerado pelo extrator de maneira a gerar depressão sob o veículo. Cria-se, assim, força vertical descendente, do inglês downforce. 

Motorista possui total controle sobre o carro, mesmo com câmbio automático

Dúvida: Sempre tive carro com câmbio manual e penso em comprar um Fit 1.5 automático, mas sempre que converso com quem tem esse tipo de carro ouço comentários de que com o manual você tem mais controle, esticando ou reduzindo marchas. Isso procede? Será que vou sentir muita diferença? Gostaria de sua opinião para eliminar essa dúvida.
Eduardo Palhares Vieira (Campinas, SP)

RESPOSTA: É claro que você sentirá diferença ao dirigir o carro que almeja comprar, mas ela não será negativa em nenhum aspecto. Como em todo carro com câmbio automático, você logo aprenderá a lógica do funcionamento do câmbio em função do pedal do acelerador, em que o câmbio interpretará sua intenção empregando a marcha exata. Ou seja, é até mais fácil a condução do que com o câmbio manual. E, ao contrário do que se diz, o motorista tem total controle do veículo pelo câmbio, inclusive nas reduções. Não tenha receio de comprar o modelo escolhido.

Mexer no celular no suporte não deveria gerar infração

Dúvida: Recentemente vi numa reportagem na tevê que manusear o aparelho mesmo com o carro imóvel no trânsito, como num semáforo ou engarrafamento, constitui infração gravíssima. Como o código de trânsito permite tirar uma das mãos do volante somente para manipular qualquer controle ou equipamento do veículo, pergunto se no caso do Gol, que tem suporte para celular de fábrica e nele estando o aparelho, manuseá-lo constitui infração. 
Márica Pinotti (São Paulo, SP)

RESPOSTA: Minha opinião é que neste caso não constitui infração manusear o celular, uma vez que o aparelho está colocado num equipamento original de fábrica feito especificamente para esse fim. Mas a opinião de um agente de trânsito, mais preocupado em gerar receita para o município ou para o estado, pode ser diferente, e ele acabe multando, o que seria lamentável.

Dúvida: Li em fóruns na internet que fazer pegar no tranco um motor que tenha correia dentada para tocar o comando de válvulas, pode fazer pular dente ou danificá-la. É verdade?
Guilherme S. Pontual (Bananal, SP)

RESPOSTA: Trata-se de puro mito. Quando o carro está sendo empurrado com uma marcha engatada e se solta o pedal da embreagem para fazer o motor pegar, seu volante gira tão abrupta e instantaneamente quanto se o acionamento fosse pelo motor de partida. Lembre-se, se seu carro tem catalisador, o motor só pode pegar dessa maneira se for uma falha do motor de partida. Se for outro problema de funcionamento, não tente, o catalisador poderá ser danificado.