Suposto novo Toyota Supra é visto na Alemanha

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
21/09/2016 11:06

Os noticiários automotivos internacionais estão debatendo apenas um assunto nesta quarta-feira (21): o novo Toyota Supra foi flagrado? Sim ou não? Expliquemos. Diversos sites gringos, incluindo o Carscoops (do qual reproduzimos as informações) repercurtiram um vídeo que mostra um esportivo totalmente camuflado saindo do QG da BMW M, na Alemanha. A pergunta é se o tal modelo se trata do sucessor do Z4 (chamado, por ora, de Z5) ou da ressureisção do icônico Supra.

Se você acompanha o CARRO ONLINE, já deve ter entendido que esta questão surge por conta da parceria entre as duas companhias para dividir os custos de desenvolvimento e produção de seus próximos esportivos, que serão fabricados em Graz, na Áustria, na planta da Magna Steyr, entre o final do ano que vem e o começo de 2018.

Sabendo disto, alguns sites arriscam dizer que modelo do víedo se trata do Supra, devido ao teto rígido do carro flagrado (um cupê), já que o BMW Z5, conversível, deverá ter teto de tecido, assim como o Z4 (para reduzir peso do veículo). Mas isso não parece ser o suficiente para bater o martelo, uma vez que nada impede que a companhia bávara invista em um teto rígido para o seu novo esportivo. 

Como praticamente tudo sobre os dois veículos ainda permanece em segredo, todas as informações que divulgamos até agora são baseadas em especulações. Contudo, o vídeo parece reforçar a tese (que parecia bastante óbvia, considerando a tendência de eletrificação de carros esportivos) de que o Supra ou Z5 flagrado é impulsionado por um trem-de-força híbrido. Repare que no início do vídeo, ao se aproximar do portão da empresa e poucos metros depois o veículo praticamente não emite som algum. E quando o motorista começa a acelerar mais forte, um som diferente é emitido pelo motor, dando a impressão de se tratar do modo elétrico e, depois, da alternância ao bloco a combustão. 

Faz parte do conjunto de apostas sobre os dois esportivos que as duas companhias vão compartilhar suas tecnologias de propulsão. Enquanto os motores a combustão de quatro e seis cilindros seriam fornecidos pela BMW, ficaria a cargo da japonesa desenvolver o trem-de-força híbrido. Porém, já existe uma corrente que acredita que a Toyota utilizará o motor V6 biturbo da Lexus para equipar o Supra. 

Ainda não há datas confirmadas para as apresentações do novo BMW Z5, tampouco do retorno do Supra, mas o alemão deverá chegar primeiro, no ano que vem, enquanto o japonês será visto apenas em 2018.