Segredo: Volks inicia a montagem do novo Voyage

RODRIGO RIBEIRO
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
19/12/2016 16:15

A nova geração do Volkswagen Gol só deve ser revelada em 2018, mas a marca já iniciou a montagem dos protótipos do modelo e de sua variação sedã, o Voyage, no Brasil. A informação foi obtida com exclusividade por CARRO ONLINE em parceria com o site Autos Segredos a partir de um documento público.

Nele, o sedã é chamado por seu código de projeto, VW27X LA_K. A sequência VW27 é a mesma da nova geração do Polo europeu, do qual a próxima família Gol será derivada. Os dois compactos (família Gol e Polo) usarão uma versão mais simples da plataforma do Golf, chamada de MQB A0.

Novo Gol terá visual similar ao do Polo europeu, antecipado nesta projeção
Com ela, o Gol ficará mais comprido e poderá passar dos 4,10 m -- um aumento significativo em relação aos 3,89 metros que ele mede atualmente. Mesmo com o crescimento, porém, a meta da Volkswagen é manter as versões iniciais dos modelos abaixo dos 1.000 kg, permitindo uma maior eficiência energética.

Veja o documento que fala do novo Voyage:

Há poucas informações sobre o trem-de-força que a marca irá utilizar no Brasil, mas é certa a manutenção da família EA211 nas versões 1.0 de três cilindros e 1.6 16V. De custo elevado, as versões turbo dos propulsores, confirmadas para o Polo, talvez sejam usadas nas versões topo de linha do Gol.

Junto do Gol/Polo e Voyage, a Volkswagen também desenvolve um inédito SUV, que terá visual inspirado no conceito T-Breeze para concorrer no aquecido segmento liderado pelo Honda HR-V e Jeep Renegade.