Salão de SP: todo mundo prefere SP Expo a Anhembi

CAIO BEDNARSKI
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
20/11/2016 17:06

A nova "casa" do Salão do Automóvel, o São Paulo Expo (zona sul), está aprovadíssima pelo público. CARRO ONLINE passou este domingo (20), último dia do evento, ouvindo a opinião dos visitantes sobre o espaço e se ele é melhor que o anterior, o Anhembi (zona norte). Para isso, escolheu cerca de 30 pessoas, de várias idades e diferentes partes do Brasil, que estavam no salão e que visitaram o evento pelo menos uma vez no endereço antigo.

Movimentação do público no último dia do salão
Houve unanimidade: todas as pessoas ouvidas, sem nenhuma exceção e com pouquíssimos "mas", disseram preferir o SP Expo ao Anhembi.

"Eu prefiro aqui. O ar-condicionado é bom, a disposição dos estandes e a montagem do salão estão melhores e favorecem o passeio", disse Eduardo Gomes, 43 anos, de São Paulo. "Usei o estacionamento alternativo [na avenida Miguel Estéfano, atrás do pavilhão] e vim de transfer até aqui, sem problema algum", completou. Ele e o filho vestiam camisetas do Palmeiras, que jogava contra o Botafogo (RJ) nas horas finais do salão e poderia até ser campeão (mas não foi).

O palmeirense Eduardo Gomes e seu filho aprovaram a casa nova do salão

O estudante Lucas Carreiro, 18 anos, disse que frequenta o salão desde 2004, quando ainda era uma criança, e comentou as vantagens do SP Expo: "Gostei bem mais daqui. Parece ser mais largo, é melhor para andar. No Anhembi era muito calor. O acesso também foi fácil, só teve uma pequena fila para entrar no edifício-garagem".

Cleiton Silveira, 37 anos, jornalista, que estava com a mulher e as duas filhas no evento, resumiu o sentimento que parece geral: "Tudo aqui é melhor do que no Anhembi: mais moderno, com melhor estrutura".

Cleiton e sua família deram "nota mil" para o evento no SP Expo

Na opinião de CARRO ONLINE, aliás parecida com a dos visitantes, o São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes) é muito melhor que o Anhembi por ser um pavilhão longo, "retangular", que permite a disposição dos estandes das montadoras ao longo de um grande corredor principal -- atrás destes, outros dois corredores menores receberam estandes de empresas correlatas e de serviços. O Anhembi é "quadrado", com vários corredores.

Área externa ampla é uma das vantagens do SP Expo
A climatização do SP Expo é outra vantagem óbvia, já que o Anhembi não possui ar-condicionado. Estacionamento abundante e coberto (em dia de chuva dá para ir do carro até o interior do pavilhão sem se molhar), metrô relativamente próximo (15 minutos de caminhada em zona residencial), área externa para eventos ao ar livre e salas para eventos paralelos (como o Capacete de Ouro, realizado no mezanino do SP Expo) são outros aspectos positivos. Quanto ao trânsito para chegar e sair, a culpa é da cidade.

Funcionários do estande da Peugeot comemoram fim do evento
PORTAS FECHADAS
A organização do Salão do Automóvel 2016 não tinha, até as 19h10 deste domingo, o número oficial de visitantes -- a estimativa é de que cheguem a 750 mil pessoas. No dia 16, foi registrado o visitante de número 350 mil. Espera-se que também seja anunciada a manutenção do SP Expo como sede do salão.


Nos minutos finais do salão, começou o tradicional buzinaço, quando as equipes de cada estande entram nos carros expostos e tocam as buzinas para celebrar o fim da maratona. Muita gente comemorou com mega-abraços e outras brincadeiras. Mas, como era de se esperar, a saída do SP Expo no último dia do evento estava complicada pelo menos até as 19h20, com trânsito parado e a CET tentando organizar o fluxo de veículos.
_______________________________
Participaram da cobertura: Caio Bednarski, Claudio de Souza Florencio, Hector Vieira, Hugo Porfírio, Leonardo Barboza, Renan Senra, Rodrigo Ribeiro, Wilson Toume e Foggy (vídeos)