Protótipo da Classe X se afasta do conceito

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
09/02/2017 10:56

A inédita picape da Mercedes-Benz, a Classe X, foi mostrada como conceito pela primeira vez ao mundo em outubro do ano passado, num evento realizado em Estocolmo, na Suécia. Foi neste mesmo país que o site Carscoops flagrou um protótipo do utilitário de luxo, com uma forma mais próxima do modelo de produção, conforme noticiado nesta quinta-feira (9). 

Protótipo da Classe X é flagrado na Suécia

Apesar da forte camuflagem, é possível apostar que o prometido visual inovador da Mercedes-Benz para a picape não será tão surpreendente assim. Repare bem no capô da foto acima com o conceito mostrado em outubro: é nítida a diferença de "corpo" do vinco central, que no conceito é mais protuberante, enquanto que no protótipo a abordagem parece ser mais convencional. 

Conceito da inédita picape apresentado ano passado

A grade frontal também é diferente entre conceito e protótipo. Enquanto que no estudo ela é grande, mais retangular e com um filamento único, no flagra a peça tem aparência mais trapezoidal e dividida horizontalmente por dois frisos. O parachoque também mudou de outurbo para cá, sobretudo quanto às avantajadas entradas de ar do conceito e sua robustez. Agora ele aparece mais contido e com farol de neblina circular, em vez de traçado como no conceito. 

Modelo flagrado tem bastante diferença em relação ao conceito

Atrás, as lanternas em contorno únido de LED -- parte mais futurista e improvável de se tornar realidade -- foram substituídas por uma solução mais tradicional, vertical. 

A Classe X começará a ser produzida em Córdoba, na Argentina, em 2018, onde dividirá as linhas de produção com suas "primas" Renault Alaskan e Nissan Frontier, uma vez que compartilha plataforma com a Aliança Renault-Nissan. Contudo, o trem-de-força a ser adotado na inédita picape alemã deverá ser todo da Mercedes-Benz, incluindo, claro a tecnologia de tração integral 4Matica da companhia de Stuttgart.