Peugeot 3008 estreia em Paris de olho no Brasil

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
01/10/2016 16:35

Novo Peugeot 3008 ganhou dianteira inspirada no 308 europeu
Apesar de ser uma das anfitriãs, a Peugeot teve poucos, mas importantes, lançamentos no Salão de Paris. O evento foi a primeira aparição ao público da segunda geração do 3008, revelada há quatro meses. O crossover passou a ser feito na mesma plataforma modular do 308 europeu e ganhou um ar de SUV, segmento que segue em alta em todo o mundo. O modelo será lançado na Europa no início de 2017, e a expectativa é que ele chegue ao Brasil ainda no próximo ano, caso o dólar não dispare novamente.

Traseira do 3008 passou a usar lanternas retilíneas bipartidas
As motorizações a gasolina do novo 3008 são conhecidas dos brasileiros. Junto do 1.6 turbo de 165 cv que equipava a geração anterior, a Peugeot também irá oferecer o 1.2 de três cilindros que equipa o 208 e Citroën C3 nacionais. No 3008, porém, o propulsor recebeu um turbocompressor para aumentar a potência para 130 cv. Há duas opções de câmbio, manual e automático, ambos com seis marchas.

Interior com quadro de instrumentos elevados lembra a cabine do 208
A repaginada completa do visual chegou também ao interior do 3008, claramente inspirado nos novos 208 e 308. O crossover agora adota o conceito de i-Cockpit, com um volante de menor diâmetro e painel de instrumentos elevados. Nessa solução, o motorista vê o quadro de mostradores por cima da direção, e não através dela.

Faróis quase divididos mantiveram a DRL em LEDs
Seguindo o padrão europeu, há uma profusão de itens elétricos, com múltiplos airbags, controle de estabilidade com assistente de partida em rampa, sistema de estacionamento automático e controlador de velocidade adaptativo com frenagem autômoma de emergência. É muito cedo, porém, para especular quais desses itens serão ofertados no Brasil. Uma coisa é certa, porém: a versão esportiva GT, com motor turbodiesel, não será lançada no País.

Protótipo que compete no Rali Dakar passará a usar a bolha do 3008
GRANDE E DISTANTE
Enquanto 3008 e o novo 308 contam com alguma possibilidade de cruzar o oceano, outra novidade da Peugeot em Paris está longe do Brasil. Desconhecido por aqui, o novo 5008 abandonou o visual minivan (ele é derivado do C4 Picasso) e abraçou o estilo de utilitário esportivo.

O crossover 5008 usa a mesma plataforma do C4 Picasso
Mesmo com porte maior, o 5008 usa a mesma plataforma do 3008, assim como algumas de suas motorizações, como o 1.6 turbo. As linhas ousadas dos novos Peugeot foram mantidas no crossover grande, que também passou a usar o i-Cockpit em seu interior mais refinado.