Onix atinge mais de 100.000 unidades vendidas

CAIO BEDNARSKI
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
26/09/2016 11:29

Dificilmente algum modelo chegará perto de atingir a marca do Volkswagen Gol como o carro mais vendido do Brasil durante 27 anos, já que o mercado está cada vez mais disputado, principalmente no segmento de entrada, onde os consumidores estão mais exigentes. Mas se há algum modelo com esta sede, este é o Chevrolet Onix, que já podemos garantir como o carro mais vendido do Brasil em 2016.

Líder em 2015, Onix se prepara para encerrar 2016 na mesma posição

Se o Fiat Palio bateu o Gol em 2014 e foi o carro mais vendido naquele ano, em 2015 ele já foi ultrapassado pelo Onix, que já garantiu a liderança do mercado por mais um ano, pelo menos. Para se manter lá em cima, além de ter renovado o visual do hatch e introduzido novas tecnologias à sua gama, a General Motors adotou a estratégia de "firerização" (alusão à Fiat aqui) e manteve uma versão do Onix com o desenho antigo para ser vendido como o "pé de boi" e ajudar no bom volume de vendas.

Hyundai HB20 tentou, mas terá que se contentar com a segunda posição

Até o dia 25 deste mês, o hatch da Chevrolet foi o único carro no Brasil a passar da barreira das cem mil unidades vendidas, atingido 101.827 emplacamentos. Disparado na frente, o concorrente mais próximo é o Hyundai HB20, segundo colocado, com 83.332 unidades vendidas até agora. 

Ford Ka é o terceiro colocado do ranking, mas distante do Onix

Mas a disputa pela liderança fica ainda mais distante para o HB20 quando olhamos para as vendas mensais, já que raramente o hatch coereano ultrapassa os 5 dígitos, enquanto este é o padrão para o Onix. Em agosto, o HB20 conseguiu chegar em 10.263 unidades vendidas, mas foi pouco para as 12.422 do Onix. Já em julho, junho e maio, o coreano não conseguiu passar da casa das dez mil unidades e a diferença de vendas continuou na casa dos dois mil carros, já que o Onix emplacou não fechou nenhum mês abaixo deste patamar citado este ano. 

Palio desbancou o Gol em 2014, mas perdeu fôlego nas anos seguintes

Diante da atual situação do mercado, podemos cravar o Onix como líder do mercado pelo segundo ano consecutivo, já que os números dos últimos meses indicam que será quase impossível a ultrapassagem do HB20, além disso, a GM está sendo bem agressiva na veiculação de propagandas na TV e em outros veículos, sem contar feirões de vendas, que ajudam cada vez a aumentar a participação do compacto no mercado. 

Outros rivais como Ford Ka e Fiat Palio nem ameaçam a liderança do Onix, já que o primeiro emplacou 53.622 unidades até hoje e (com picos de pouco mais de sete mil unidades num mês), e o segundo acumula 47.831 unidades.