Novo XC60 desviará de obstáculos sozinho

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
01/03/2017 15:44

A Volvo vai levar a segunda geração do XC60 para o Salão de Genebra, na Suíça, que começa na próxima semana. Nesta quarta-feira (1º), a companhia informou que entre os destaques de tecnologia de condução do carro estará o recurso City Safety atualizado para desviar de um perigo de colisão de maneira autônoma.

O City Safety é o conhecido recurso da marca sueca que assume o controle do carro em situações de risco, atuando na frenagem quando há uma colisão frontal iminente e alertando o motorista quando detecta obstáculos (incluindo pedestres) à frente. Para a nova geração do XC60, o sistema ganhou um novo recurso que contribuirá para evitar que o SUV colide com um carro quando o motorista demora a reagir.

City Safety terá recurso para desviar de obstáculos

Em vez de "apenas" frear o veículo sozinho, o novo City Safety terá um suporte à direção que atuará no volante e nos freios para desviar do obstáculo à frente em velocidades entre 50 km/h e 100 km/h. Ou seja, se os freios não foram suficientes para evitar a batida e o motorista não desviar da rota de colisão, o carro se encarregará disso sozinho dentro deste intervalo de velocidades citado. O sistema trabalhará com o conjunto de radares e câmera do carro, incluindo o alerta de pontos cegos. 

Sistema trabalhará atuando no volante e nos freios

“Durante muitos anos, trabalhamos no desenvolvimento de sistemas para evitar colisões e agora vemos sua eficácia. Somente na Suécia, percebemos uma diminuição de cerca de 45% no número de batidas*, traseiras ou frontais, devido ao nosso sistema de aviso de colisão com freio automático. Com o novo XC60, estamos focados em tomar o próximo passo na redução de colisões evitáveis ao acrescentar sistemas de apoio e assistência de direção”, afirma o diretor Sênior do Centro de Segurança da Volvo Cars, Malin Ekholm.

A Volvo Cars também acrescentou um sistema chamado Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h.

Teaser da lanterna do novo XC60

NOVA PLATAFORMA
O XC60 como conhecemos hoje existe desde 2008 e hoje está consideravelmente defasada em relação aos seus concorrentes alemães (BMW X3, Mercedes-Benz GLC e Audi Q5). Na nova geração, o utilitário sueco será feito sob a plataforma modular SPA, a mesma que dá origem à gama 90 da Volvo (XC90, S90 e V90). 

Isso significa que, em termos de desgin, o XC60 tem chance de ficar bem mais robusto e adotar uma silhueta mais tradicional de SUVs, seguindo a linha do irmão maior XC90. Além disso, já é certo que ele terá a mesma assinatura de LED dos faróis, denominada de "martelo de Thor".

Flagra ainda fortemente camuflado do novo Volvo XC60

Os benefícios da nova plataforma também abrangem os trem-de-força que equiparão o XC60. Com a SPA, o modelo poderá ser impulsionado pela nova família de motores desenvolvida pela Volvo (T6, D4 e D5), que inclui opções 1.5 turbo de três cilindros, 2.0 turbo a gasolina e 2.0 turbodiesel (estas últimas de quatro cilindros).