Novo Suzuki Swift será vendido este mês no Japão

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
03/01/2017 12:15

A Suzuki está preparando a chegada da nova geração do hot hatch Swift. O novo modelo já começa a ser vendido no Japão, sua terra natal, nesta quarta-feira (4), mas a apresentação mundial da nova geração está marcada para o Salão de Genebra, na Suíça, em março. A renovação do hatch engloba mudanças visuais marcantes e mecânicas ainda mais relevantes.

As fotos divulgadas pela Suzuki mostram que os desenhistas da companhiam conseguiram dar um ar bem mais moderno ao hatch sem prejudicar suas características tradicionais. Enquanto a frente foi toda remodelada, com novos faróis, mais estilosos, e grade frontal menor, sua silhueta mais quadrada permanece facilmente reconhecível. Atrás, o formato das laternas e parachoque, quadriculados, dão uma sensação mais compacta à traseira do hatch.

Cara do Swift mudou, mas silhueta permaneceu parecida

Suas dimensões mudaram na distância entre-eixos (são 2 cm a mais, agora com 2,45 m) e na altura (1 cm mais baixa, com 1,50 m). 

Por dentro, o hatch aparenta ter mantido o nível de acabamento mais simples, conforme apontamos na nossa avaliação da geração atual. Ao menos o visual ficou mais moderno, com uma tela touchscreen ao centro e comandos mais harmoniosos abaixo dela, volante de base reta com empunhadura mais anatômica e novos grafismos no quadro de instrumentos.

A sensação é que Swift ficou mais compacto atrás

Sob o capô, ao menos no Japão, o Swift vai abandonar o motor 1.6 aspirado que utiliza aqui no Brasil, por exemplo. Ele terá três opções de trem-de-força: uma 1.2 de quatro cilindros com câmbio manual de cinco marchas; uma versão híbrida com este motor e câmbio CVT; e uma 1.0 turbo com caixa automática de seis marchas. As duas primeiras podem ser equipadas com tração dianteira ou integral, enquanto a turbo só será oferecida com tração nas rodas da frente.

Quanto à tecnologia, o novo Suzuki Swift terá sistema de mitigação de colisão, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de farol alto.

Interior foi modernizado, mas aparentemente continua simples

Mais detalhes sobre os números do motor e a lista completa de equipamentos devem ser revelados nos próximos dias, ao menos no que diz respeito ao país asiático. A história completa do novo Swift, incluindo as especificações para mercados internacionais, só será revelada em março, em Genebra.