Novo Seat Ibiza conta como será o novo VW Gol

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
31/01/2017 16:53

Seat Ibiza, pioneiro da nova plataforma da Volkswagen
A Volkswagen apresentou nesta terça-feira (31) a quinta geração do Seat Ibiza, hatch compacto que é o principal produto de seu braço espanhol. O modelo é o primeiro a usar a nova plataforma global do grupo alemão, a MQB A0. Em seguida, ela será a base do novo Polo europeu -- e, mais importante para nós, dos novos Gol e Voyage brasileiros, e também do futuro e aguardado SUV compacto da Volks.

É preciso ter em mente que o paradigma do novo Gol será o novo Polo europeu -- o que já lhe garantia dimensões um pouco mais generosas.

Na oitava geração, Ibiza é só hatch de cinco portas
Com a chegada do Ibiza 2018, pode-se ter uma ideia mais exata dos números: o comprimento (4,03 metros) quase não mudou em relação à quarta geração do espanhol, mas a largura cresceu em quase 9 cm, e o entre-eixos, em 9,5 cm, chegando a 2,56 metros. Esta é a medida crucial para determinar o espaço interno e o conforto na cabine -- a Seat faz questão de anunciar que aumentou o espaço para as pernas e que os bancos foram alargados.

O Gol atual mede 3,9 metros e tem entre-eixos de 2,46 metros. Se o novo repetir as medidas do Ibiza, será um ganho e tanto.

O redimensionamento permitido pela plataforma A0 deu ao novo Ibiza mais 63 litros de capacidade de bagagem, chegando a bons (para um hatch) 355 litros. O Gol atual oferece 285 litros.

Projeção do novo Polo feita por estúdio alemão: tipo um Golf
MOTOR E CARA
Se é possível antecipar o tamanho do novo Gol a partir da ficha técnica do novo Ibiza, o estilo e a motorização devem continuar misteriosos por algum tempo. É muito provável que o 1.0 tricilíndrico TSI seja uma das opções sob o capô, já que se tornou o propulsor mais relevante da Volks brasileira, equipando atualmente o subcompacto up! e o hatch Golf -- e está confirmado para o próprio Ibiza.

Mas as demais opções não estão claras, já que o carro espanhol usará um 1.5 a gasolina e terá versões a diesel. Nada disso chegará ao Brasil.

E o estilo? Bem, já faz alguns anos que a Seat fabrica os carros mais bonitos e arrojados do Grupo Volkswagen (incluídos os da Audi). No caso do novo Ibiza, conjunto óptico e grade frontal retilíneos, linhas duras e pontiagudas e rodas quase superdimensionadas são os traços mais marcantes. Mas não é nele que o novo Gol vai se inspirar: mais uma vez, será preciso olhar para o Polo europeu.

O Gol atual: o próximo será maior e mais moderno
CALENDÁRIO
Quanto às datas: o Ibiza é ano-modelo 2018 e deve chegar às lojas europeias perto do Salão de Frankfurt, no segundo semestre deste ano. O Polo europeu também será 2018, e também é esperado como atração para o evento alemão (mas deve aparecer na imprensa automotiva antes dele).

Quanto ao Gol, quem não quiser errar pode cravar que em 2018 ele já estará rodando pelo Brasil; os mais ousados podem até apostar que ele estreia no segundo semestre deste ano.