Novo modelo da Fiat é mesmo o Tipo; entenda

RODRIGO RIBEIRO e MARCELO DE BARROS
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
01/12/2016 08:00

O grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) registrou três novas patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em novembro. Trata-se da família Tipo, nas carrocerias hatch, sedã e perua.

As imagens publicadas pela revista do INPI nesta terça-feira (29) mostram os carros com as mesmas linhas que têm na Europa, onde foram apresentados ao longo deste ano.

Fiat Tipo hatch no registro do INPI
Coincidentemente, nesta quarta-feira (30) o jornalista Marcelo de Barros, da MOTOCICLISMO, flagrou unidades do projeto X6H em Campos do Jordão (SP). É futuro hatch da Fiat, que vai substituir o compacto premium Punto e o médio Bravo no Brasil, além do sedã Linea (este, pelo projeto X6S).

X6H flagrado em SP: grade é a mesma do INPI
Comparando nossas imagens do X6H com os desenhos do INPI, é possível afirmar duas coisas:

1) O X6H é, de fato, o Tipo europeu, ou pelo menos um carro muito parecido com ele: basta reparar na grade frontal, que tem o mesmo padrão esboçado dos desenhos, no conjunto óptico "real" e nas rodas de liga.
2) A Fiat avançou no processo de homologação do novo carro, deixando as "mulas" (trem-de-força novo em carroceria antiga) para trás e testando unidades pré-série, montadas para a chamada "verificação de processos".

Fiat Tipo hatch como é vendido na Europa
Em agosto, o site Autos Segredos informou que os projetos X6H e X6S serão versões "abrasileiradas" do Tipo da Europa, com algumas diferenças visuais por dentro e por fora. Além disso, a plataforma será uma evolução da 326 (usada por Palio e Siena), em vez da Small US Wide do próprio Tipo, da Toro e dos Jeep Renegade e Compass.

Especula-se que, com isso, o carro nacional (a ser produzido em Betim-MG e na Argentina) será até 20 cm menor que o "original", que mede 4,37 metros. Também há dúvidas sobre a reutilização do nome Tipo, marcado por uma série de incidentes com o modelo homônimo nos anos 1990. O lançamento está previsto para 2017.

Variações sedã (o X6S) e perua do Tipo