No mundo da Lua: Audi leva sonda espacial ao salão

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
03/11/2016 12:29

O Lunar quattro, veículo desenvolvido pela Audi para andar na Lua, estará no Salão do Automóvel de São Paulo, que abre no próximo dia 10. Trata-se de uma sonda que poderá ser lançada ao espaço em 2017, a bordo de um foguete que levaria cerca de 5 dias para vencer os 380 mil km até chegar ao satélite.

Lunar quattro tem velocidade máxima de 3,6 km/h

Com velocidade máxima de 3,6 km/h e características off-road, a Lunar quattro (cujo sobrenome se refere ao sistema de tração integral padrão da Audi) seria ideal para enfrentar o solo irregular da Lua. Caso seja confirmado seu envio, ela percorrerá cerca de 500 metros na Lua, ajudando na transmissão de vídeos e imagens em alta definição para a Terra.

Segundo um comunicado da Audi, a sonda foi desenvolvida por cientistas alemães com apoio tecnológico da Audi, que é a única empresa do setor automotivo participando do Google Lunar XPrize -- concurso voltado a engenheiros para incentivar métodos de baixo custo para exploração espacial.

A sonda da Audi conta com tração nas quatro rodas

"Vamos usar nossas tecnologias para ajudar o homem na exploração do espaço", afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil. A montadora é responsável pelo desenvolvimento de componentes leves, tração integral e tecnologia de condução autopilotada. Especialistas da Audi começaram a trabalhar no projeto em 2015.