Mazda terá motor a gasolina sem velas

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
17/01/2017 12:21

Apesar da onda de eletrificação dos carros, a exemplo do plano de lançamento de dezenas de modelos híbridos ou elétricos do Grupo Volkswagen, algumas montadoras ainda pretendem investir na tradicional propulsão a combustão. Uma delas é a Mazda, que anunciou que sua próxima geração de motores SkyActiv terá a tecnologia HCCI, ou Ignição por Compressão de Carga Homogênea (na sigla em inglês), que significa combustão por compressão em motores a gasolina.

Nova geração de motores SkyActiv não terá velas de ignição

A Mazda quer abandonar as velas de ignição do motores SkyActiv a gasolina para adotar um sistema semelhante ao de propulsores diesel, que realizam a combustão interna na câmara pela compressão da mistura ar-combustível pelo pistão (isto é, sem a necessidade de fagulha). Com isso, a companhia pretende alcançar uma taxa de compressão de 18:1 (em média, a taxa de compressão de um motor a gasolina aspirado varia entre 10:1 e 12:1), alcançando um aumento de 30% de economia de combustível.

A ideia da companhia é promissora, mas vale lembrar que outras fabricantes já tentaram emplacar tecnologia parecida para motores a gasolina, mas falharam em sua utilização, devido aos custos do projeto. Entre as preocupações adicionais de um motor assim, está a maior robustez das pessoas rolantes do bloco, para suportar maior energia na hora da combustão e a qualidade da gasolina a ser queimada (que deverá ser de alta octanagem, mais pura). 

Próximo Mazda3 vai estrear novos motores SkyActiv

A nova geração de motores SkyActiv com a tecnologia HCCI estreará sob o capô do novo Mazda3, ano que vem.