Maior que Q7, Audi Q8 estreará em Detroit

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
04/01/2017 12:03

O inédito Audi Q8 foi flagrado em testes na Europa. O utilitário full size, um pouco maior que o já enorme para nós Q7 só faz sentido em um lugar do mundo: Estados Unidos (e talvez na China). E é exatamente lá onde ele vai estrear, durante o Salaõ de Detroit, neste mês.

Audi Q8 é SUV de sete lugares pensado para os Estados Unidos

Segundo reportado pelo site Motor Authority, o Q8 é aparentemente ligeiramente maior do que o Q7 e mais largo também. Ele tem a função de oferecer ao mercado americano um utilitário capaz de levar sete adultos mais algumas bagagens. Sua plataforma é MLB do Grupo Volkswagen (para modelos com tração dianteira e motor longitudinal). 

As fotos do flagra mostram que os alemães foram fiéis ao desenho liberado há algum tempo, que mostrava uma silhueta com caimento mais acentuado atrás, enfatizando um caráter mais esportivo.

Seu trem-de-força básico será composto por um motor 3.0 V6 turbo de 358 cv de potência e 51 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de oito marchas (com opção de tração integral). Também haverá uma versão híbrida plug-in, impulsionada pela mesmo conjunto já oferecido no Q7 nos EUA (motor 2.0 turbo e outro elétrico, cuja potência total é de 372 cv. 

Utilitário será lançado no Salão de Detroit

Configurações mais potentes também são esperadas. Provavelmente ele terá uma SQ8 e, possivelmente, uma RS Q8. A primeira deverá utilizar o mesmo motor 4.0 V8 biturbodiesel com compressor elétrico, capaz de gerar 434 cv e impressionantes 91,6 kgfm de torque. A opção esportiva de fato poderia ter o motor usado no Porsche Panamera, um 4.0 V8 turbo de 557 cv. 

O inédito Audi Q8 chegará ao mercado americano somente em 2019, já como modelo 2020.