Kia terá SUV compacto para os EUA e Europa

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
16/01/2017 11:10

O site Kia-World.net, especializado em notícias da marca sul-coreana, noticiou neste final de semana que a companhia registrou uma patente para o nome "Stonic" nos Estados Unidos. O batismo pode se referir ao inédito SUV compacto que a Kia está se preparando para lançar este ano, voltado aos mercados norte-americano, europeu e para a Austrália. As informações são do site Indian Autos Blog

Kia Provo é o conceito que pode balizar inédito Stonic

Segundo ambos os sites citados, o Stonic poderá ter seu visual inspirado no conceito Provo, mostrado em 2013. Com a aparência muito mais inclinada a um hatch, o Provo é um crossover que tinha propulsão híbrida quando apresentado e compartilhava plataforma com o Hyundai i20 (o hatchback compacto vendido na Europa). Esta mesma plataforma dará vida a um SUV compacto da Hyundai para os mesmos mercados do suposto Stonic, enquanto o restante do globo (incluindo o Brasil) recebeu o Creta.

SUV compacto será destinado aos mercados dos EUA e Europa

A estratégia da Kia parece ser a mesma da Hyundai. Enquanto o suposto Stonic atenderá países centrais da indústria automotiva, o KX3, outro SUV compacto da Kia na iminência de chegar este ano (e que ainda não tem nome o nome de produção revelado), será destinado a mercados emergentes. Assim como acontece com o Creta e o futuro SUV do i20, o KX3 não compartilhará plataforma com o Stonic.

A versão de produção do "Stonic" surgirá durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro deste ano. Já o SUV compacto da Hyundai, baseado no i20, aparecerá em julho.